A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESENCONTROS ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Dayse Paulino de Ataide

Resumo


O presente trabalho visa refletir acerca do papel da leitura de textos literários nas aulas de inglês no Ensino Médio da rede estadual do Paraná. Para tanto, um levantamento bibliográfico de algumas teorias que abordam a literatura como uma importante aliada na formação do indivíduo e no ensino da língua inglesa é realizado a fim de perceber possíveis causas da defasagem nos índices de leitura literária em relação ao idioma estrangeiro. Após as considerações teóricas, respostas a um questionário destinado aos professores de inglês do Ensino Médio da rede estadual do Paraná são analisadas, no intuito de levantar possíveis fatores que acarretam na desarticulação entre teoria e prática, língua e literatura.


Palavras-chave


literatura; ensino; língua inglesa; leitura literária

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.45737

Revista X. ISSN: 1980-0614