UM OLHAR CRÍTICO: COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Joana de São Pedro UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43163

Palavras-chave:

complexidade, transdisciplinaridade, ensino de língua inglesa

Resumo

O presente artigo discute os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade sob uma perspective crítica e suas implicações para o ensino de Língua Inglesa na contemporaneidade. Para tanto, baseio-me no pensamento complexo sob a ótica de Morin (2005; 2011b), o que naturalmente leva à visão transdisciplinar defendida pelo próprio Morin (2005), por Libâneo (2009), Santos (2009), Nicolescu (1999), entre outros. No que diz respeito ao olhar crítico dentro da Linguística Aplicada, trago o questionamento da visão monolítica da Língua Inglesa sob a perspectiva de Canagarajah (2013) e o trabalho do professor para que os alunos desenvolvam posturas críticas na sociedade em que vivem por meio da língua inglesa com base em Pennycook (1998) e Rajagopalan (2003). Para tanto, defendo um ensino de Língua Inglesa sob perspectivas plurais (ROCHA, 2012) e baseado em negociações de sentido (CANAGARAJAH, 2013).

Biografia do Autor

Joana de São Pedro, UNICAMP

Doutorando em Linguística Aplicada - Linguagem e Educação - IEL - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP.

Downloads

Como Citar

São Pedro, J. de. (2015). UM OLHAR CRÍTICO: COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Revista X, 2(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43163