A construção das relações de gênero em uma escola da rede pública municipal de Curitiba

Autores

  • Greicy Bellin

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.23752

Palavras-chave:

gênero, educação, ambiente escolar

Resumo

O objetivo deste relato é apresentar, como resultado de uma observação levada a cabo na escola municipal Professor Herley Mehl, no bairro Pilarzinho, como as relações se gênero são construídas no ambiente escolar, levando em conta que a escola pode reforçar ou questionar estereótipos de gênero, promovendo uma reflexão sobre eles. No ambiente em questão, foi possível observar que tais estereótipos eram mais reforçados do que questionados, o que aponta para uma necessidade de se rever a postura de professores e professoras no sentido não só de reconhecer, mas de compreender e respeitar as diferenças existentes entre os gêneros.

Biografia do Autor

Greicy Bellin

Graduada em Letras Português-Inglês pela universidade Federal do Paraná, com mestrado em estudos de gênero pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda em estudos literários também pela UFPR.

Downloads

Como Citar

Bellin, G. (2010). A construção das relações de gênero em uma escola da rede pública municipal de Curitiba. Revista X, 2(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.23752

Edição

Seção

Relatos