UM OLHAR SOBRE CURRÍCULO: FERRAMENTA PARA EMPODERAMENTO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.17381Palavras-chave:
Formação de Professores, Língua Inglesa, Pesquisa, Currículo.Resumo
A formação de professores de língua inglesa tem cada vez mais se caracterizando pela demanda por profissionais polivalentes: que possuam a habilidade de aliar o aprofundamento em estudos das disciplinas focadas no idioma ao domínio de conhecimentos que venham suprir às necessidades de uma sociedade composta por sujeitos singulares pertencentes a classes sociais que massificam essas singularidades. Portanto, formar professores de língua inglesa torna-se uma tarefa de extrema complexidade, pois deve fazer parte de um projeto político mais amplo para a sociedade, conforme salientam Giroux e McLaren (2002 apud FURTOSO E GIMENEZ, 2008). Assim sendo, vislumbramos a pesquisa como um componente essencial para este intuito, mais especificamente neste trabalho, aquela que se preocupa com o estudo sobre currículo. A palavra currículo possui uma infinidade de definições, bem como uma diversidade de teorias que buscam compreender seu significado, as quais serão aqui abordadas. O presente trabalho é de base secundária, tendo em vista que se trata de uma revisão bibliográfica. Consideramos que por intermédio da compreensão da importância que o currículo tem como ferramenta do trabalho do professor, bem como da participação deste profissional na construção do mesmo, será possível conceber uma formação de professores condizente com as demandas sociais vigentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

