UM OLHAR SOBRE CURRÍCULO: FERRAMENTA PARA EMPODERAMENTO DO PROFESSOR

Autores

  • Taisa Pinetti Passoni Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Cristina da Costa Audi Universidade Estadual de Londrina
  • Juliane D'Almas Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Gamero Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.17381

Palavras-chave:

Formação de Professores, Língua Inglesa, Pesquisa, Currículo.

Resumo

A formação de professores de língua inglesa tem cada vez mais se caracterizando pela demanda por profissionais polivalentes: que possuam a habilidade de aliar o aprofundamento em estudos das disciplinas focadas no idioma ao domínio de conhecimentos que venham suprir às necessidades de uma sociedade composta por sujeitos singulares pertencentes a classes sociais que massificam essas singularidades.  Portanto, formar professores de língua inglesa torna-se uma tarefa de extrema complexidade, pois deve fazer parte de um projeto político mais amplo para a sociedade, conforme salientam Giroux e McLaren (2002 apud FURTOSO E GIMENEZ, 2008).  Assim sendo, vislumbramos a pesquisa como um componente essencial para este intuito, mais especificamente neste trabalho, aquela que se preocupa com o estudo sobre currículo.   A palavra currículo possui uma infinidade de definições, bem como uma diversidade de teorias que buscam compreender seu significado, as quais serão aqui abordadas. O presente trabalho é de base secundária, tendo em vista que se trata de uma revisão bibliográfica. Consideramos que por intermédio da compreensão da importância que o currículo tem como ferramenta do trabalho do professor, bem como da participação deste profissional na construção do mesmo, será possível conceber uma formação de professores condizente com as demandas sociais vigentes. 

Biografia do Autor

Taisa Pinetti Passoni, Universidade Estadual de Londrina

Possui especilização em Língua Inglesa (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras Anglo-Vernáculas e respectivas Literaturas pela mesma universidade (2005). Tem interesse na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas, tipos de aprendizagem,Teoria da Atividade Sócio - histórico- Cultural e planejamento de aulas. Leciona Inglês para diferentes níveis desde 2003. Atualmente é  mestranda -bolsista CAPES/DS -  no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na mesma instituição.

Luciana Cristina da Costa Audi, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras, com habilitação em inglês e português pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Língua Inglesa pela mesma universidade. Possui experiência no ensino de ingês para 5ª a 8ª séries e Ensino Médio. Possui experiência também na educação infantil, tendo trabalhado como coordenadora CBA no ano de 2007, e na educação de jovens e adultos (EJA), tendo atuado como coordenadora de exames no ano de 2008 no CEEBJA/UEL. Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Linguagem e Educação, sob orientação da Profa. Dra. Elaine Mateus. É bolsista CAPES/DS, e sua pesquisa está voltada para a Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa, no programa PDE oferecido pelo governo do estado aos professores da rede pública do Paraná

Juliane D'Almas, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.Tem experiência na área de Língua Inglesa, com ênfase na formação de professores desta área.
Atuou em projetos de pesquisa e programa de extensão, trabalhando com o desenvolvimento de materiais didáticos, com pesquisa sobre a crença na formação de professores de língua inglesa e com apoio a professores de língua inglesa de escolas públicas. 
Atualmente pesquisa o desenvolvimento da leitura crítica em alunos da formação inicial do curso de Letras e como estes constroem uma Consciência Crítica da Linguagem.

Raquel Gamero, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina na linha de Formação de Professores de Língua Inglesa, sob orientação da prof.ª Drª Vera Lúcia Lopes Cristovão. Bolsista CAPES/DS. Possui especilização em Metodologia do Ensino Superior (2008) e graduação em Letras Anglo-Vernáculas e respectivas Literaturas pela mesma universidade (2006). Leciona Inglês para diferentes níveis desde 2003 e atualmente é membro do corpo editorial da Revista Signum online.

Downloads

Publicado

2010-11-09

Como Citar

Passoni, T. P., Audi, L. C. da C., D’Almas, J., & Gamero, R. (2010). UM OLHAR SOBRE CURRÍCULO: FERRAMENTA PARA EMPODERAMENTO DO PROFESSOR. Revista X, 1(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.17381

Edição

Seção

Artigos para número atemático