THE CURRICULUM: A TOOL FOR THE EMOWERMENT OF THE TEACHER

Authors

  • Taisa Pinetti Passoni Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Cristina da Costa Audi Universidade Estadual de Londrina
  • Juliane D'Almas Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Gamero Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.17381

Keywords:

English language teacher’s education, English Language, Curriculum, Curriculum Research.

Abstract

English teachers’ education has more than ever been characterized by the demand for all-purpose professionals: Who have the ability to join deep knowledge of studies in subjects focused on the language, to the mastery of acquaintance which could answer the needs of a society made up of single subjects, belonging to social classes that massif such singularities. Hence, educating English language teachers becomes an extremely complex task, since it must be part of a wider political project for the society, as Giroux e McLaren advocate (2002 apud FURTOSO E GIMENEZ, 2008).  Therefore, we glimmer research as an essential component for such purpose, specifically in this article, the kind of research, which is concerned about studying curriculum.   The word curriculum has infinity definitions, as well as diverse theories that struggle to understand its meanings, which will be presented here. The current paper has secondary basis, considering it is a literature review. We believe that not only by understanding the importance of the curriculum as a tool for teachers’ labor, but also by the comprehending those professionals as participants in its building process, a teachers’ education corresponding to the present social demands could be conceived. 

Author Biographies

Taisa Pinetti Passoni, Universidade Estadual de Londrina

Possui especilização em Língua Inglesa (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras Anglo-Vernáculas e respectivas Literaturas pela mesma universidade (2005). Tem interesse na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas, tipos de aprendizagem,Teoria da Atividade Sócio - histórico- Cultural e planejamento de aulas. Leciona Inglês para diferentes níveis desde 2003. Atualmente é  mestranda -bolsista CAPES/DS -  no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na mesma instituição.

Luciana Cristina da Costa Audi, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras, com habilitação em inglês e português pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Língua Inglesa pela mesma universidade. Possui experiência no ensino de ingês para 5ª a 8ª séries e Ensino Médio. Possui experiência também na educação infantil, tendo trabalhado como coordenadora CBA no ano de 2007, e na educação de jovens e adultos (EJA), tendo atuado como coordenadora de exames no ano de 2008 no CEEBJA/UEL. Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Linguagem e Educação, sob orientação da Profa. Dra. Elaine Mateus. É bolsista CAPES/DS, e sua pesquisa está voltada para a Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa, no programa PDE oferecido pelo governo do estado aos professores da rede pública do Paraná

Juliane D'Almas, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina.Tem experiência na área de Língua Inglesa, com ênfase na formação de professores desta área.
Atuou em projetos de pesquisa e programa de extensão, trabalhando com o desenvolvimento de materiais didáticos, com pesquisa sobre a crença na formação de professores de língua inglesa e com apoio a professores de língua inglesa de escolas públicas. 
Atualmente pesquisa o desenvolvimento da leitura crítica em alunos da formação inicial do curso de Letras e como estes constroem uma Consciência Crítica da Linguagem.

Raquel Gamero, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina na linha de Formação de Professores de Língua Inglesa, sob orientação da prof.ª Drª Vera Lúcia Lopes Cristovão. Bolsista CAPES/DS. Possui especilização em Metodologia do Ensino Superior (2008) e graduação em Letras Anglo-Vernáculas e respectivas Literaturas pela mesma universidade (2006). Leciona Inglês para diferentes níveis desde 2003 e atualmente é membro do corpo editorial da Revista Signum online.

Published

2010-11-09

How to Cite

Passoni, T. P., Audi, L. C. da C., D’Almas, J., & Gamero, R. (2010). THE CURRICULUM: A TOOL FOR THE EMOWERMENT OF THE TEACHER. Revista X, 1(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.17381

Issue

Section

Articles