O ESTATUTO ATUAL DA LÍNGUA INGLESA: COMO ALUNOS-PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS COMPREENDEM E SE IDENTIFICAM COM AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DE USO E ENSINO DO IDIOMA

Autores

  • Taisa Pinetti Passoni Universidade Estadual de Londrina
  • Juliane D'Almas Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Cristina da Costa Audi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2009.15432

Palavras-chave:

formação de professores, língua inglesa, ensino, acrônimos.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar como os alunos-professores do terceiro ano do curso de Letras Estrangeiras Modernas-Inglês da Universidade Estadual de Londrina compreendem diferentes perspectivas para uso e ensino de Língua Inglesa no mundo contemporâneo e com qual delas mais se identificam ao ensinar o idioma. Após leituras e discussão a respeito dos diferentes acrônimos e suas respectivas conceitualizações para se referir ao Inglês (EFL, ESL, EIL, ELF, WE) os alunos-professores postaram comentários em um blog relatando suas representações a respeito. Através das análises destes comentários, compreendemos que este assunto é ainda muito novo no processo de formação destes alunos-professores, o que nos sugere algumas mudanças que poderão ser realizadas a fim de que estes possam se profissionalizar atingindo uma melhor compreensão de seu papel como professores de Língua Inglesa na sociedade.

Biografia do Autor

Taisa Pinetti Passoni, Universidade Estadual de Londrina

Possui especilização em Língua Inglesa (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras Anglo-Vernáculas e respectivas Literaturas pela mesma universidade (2005). Tem interesse na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas, tipos de aprendizagem,Teoria da Atividade Sócio - histórico- Cultural e planejamento de aulas. Leciona Inglês para diferentes níveis desde 2003. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na mesma instituição.

Juliane D'Almas, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Língua Inglesa, com ênfase na formação de professores desta área. Atuou em projetos de pesquisa e programa de extensão, trabalhando com o desenvolvimento de materiais didáticos, com pesquisa sobre a crença na formação de professores de língua inglesa, com apoio a professores de língua inglesa de escolas públicas. Atualmente desenvolve pesquisas em relação a porcentagem de aprendizagem dos graduandos de Letras e a heterogenidade entre estes durante o curso, focando em desenvolver meios de disseminar tais diferenças na aprendizagem e aprimoramento da língua inglesa pelos futuros professores.

Luciana Cristina da Costa Audi, Universidade Estadual de Londrina

Luciana Cristina da Costa Audi é graduada em Letras, com habilitação em inglês e português pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Língua Inglesa pela mesma universidade. Professora da rede estadual de educação básica do estado do Paraná, com experiência no ensino de ingês para 5ª a 8ª séries e Ensino Médio. Possui experiência também com educação infantil, tendo trabalhado como coordenadora CBA no ano de 2007. Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Linguagem e Educação. Sua pesquisa está voltada para a Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa, no programa PDE oferecido pelo governo do estado aos professores da rede pública do Paraná.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Passoni, T. P., D’Almas, J., & Audi, L. C. da C. (2009). O ESTATUTO ATUAL DA LÍNGUA INGLESA: COMO ALUNOS-PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS COMPREENDEM E SE IDENTIFICAM COM AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DE USO E ENSINO DO IDIOMA. Revista X, 1(0.2009). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2009.15432

Edição

Seção

Artigos para número atemático