Relevância Informacional Atribuída ao Disclosure de Gastos Ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.57214Palavras-chave:
Relevância Informacional, Gastos Discricionários, Sustentabilidade Ambiental.Resumo
Buscou-se neste estudo examinar a relevância informacional atribuída à divulgação de dispêndios ambientais em firmas consideradas sustentáveis no mercado brasileiro. O modelo teórico-empírico proposto por Ohlson (1995) foi aplicado aos dados de 44 firmas no período 2011-2015, totalizando 220 observações. O modelo Residual Income Valuation (RIV) (OHLSON, 1995) permite avaliar quantitativamente como o disclosure complementar impacta as expectativas dos investidores e reflete no valor das firmas. As estimações econométricas foram realizadas com dados em painel com efeitos fixos. Os resultados da análise mostram que o disclosure de gastos ambientais não é fator distintivo na precificação; porém, os dispêndios ambientais refletem menores preços da firma. As inferências podem corroborar o campo de estudo que questiona sobre a real competência dos proprietários das firmas em relação ao objeto social da empresa, além de alçar discussões sobre o monitoramento de gastos ambientais discricionários em firmas de capital aberto no Brasil. Os resultados apresentados alimentam discussões sobre a demanda da apresentação do resultado ambiental nas demonstrações financeiras tradicionais, uma vez que essa informação apresenta relevância informacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.