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O Que Dizem os Discentes da Pós-Graduação em Ciências Contábeis Sobre a Aplicação do Método Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Remoto

Sabrina Paulino de Oliveira, Levy Ruanderson Ferreira da Silva, Izabel Cristina da Silva de Oliveira, Aneide Oliveira Araujo, Diogo Henrique Silva de Lima

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos pós-graduandos de uma turma do mestrado em ciências contábeis sobre a aplicação do método de aprendizagem baseado em projetos durante o ensino remoto. A pesquisa alicerçou-se na investigação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) como uma metodologia que vai de encontro ao ensino tradicional, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades, com o auxílio do professor como um tutor, orientador e facilitador, não mais como o ponto central no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia proposta foi a análise descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através de grupos focais, observação participante, autoavaliações e avaliações aos pares e análise documental. A análise das entrevistas com os grupos focais foi feita através do software ATLAS.ti 9® e posteriormente realizada uma análise quantitativa das autoavaliações e avaliações aos pares, através do software Stata®. Como principais achados do estudo, evidencia-se que os discentes admitem a ABPj como uma metodologia que permite o desenvolvimento da autonomia, habilidades, competências e o trabalho em equipe. Desta forma, o ensino remoto não se enquadrou como limitação, mas como um facilitador, diante da flexibilidade de diálogo e acesso à informação. Quanto às contribuições deste estudo, ressalta-se a análise da ABPj, aplicada em um ambiente de ensino remoto, e como ela se desenvolveu como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, além das competências e habilidades desenvolvidas.

Palavras-chave


Aprendizagem baseada em Projetos; Ensino; Ciências Contábeis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v15i1.86353