EDUCAÇÃO FINANCEIRA: análise do conhecimento e atitudes financeiras na ótica dos estudantes de ensino médio.

Autores

  • Patrick da Silva Sobianek Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- campus Três Lagoas
  • Larissa Vaz de Costa Barrocas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tamires Sousa Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-0926-151X
  • Silvio Paula Ribeiro UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sirlei Tonello Tisott Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-9432-234X

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v13i3.78965

Palavras-chave:

Educação financeira, Estudante do ensino médio, Finanças pessoais.

Resumo

Visto os altos índices de endividamento, desconhecimento e atitudes inadequadas remetem a necessidade de ampliar as discussões sobre educação financeira. O presente estudo tem o objetivo de analisar o conhecimento e atitudes financeiras na ótica dos estudantes do ensino médio quanto a sua educação financeira. Foram coletadas 616 respostas por meio de um questionário aplicado aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas situadas no interior dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Utilizou-se o Excel e software SPSS para o tratamento estatístico dos dados coletados. Na análise dos dados adotou-se a média para os resultados descritivos e no intuito de identificar diferenças entre os aspectos individuais, demográficos e de socialização sobre a educação financeira, foram aplicados os testes de Kruskal-Wallis e qui-quadrado. Os achados revelam que os estudantes: priorizam gastar mais com itens de menor relevância (presentes, computador, eletrônicos, livros e celular), costumam conversar com familiares assuntos relacionados a estudos e carreiras, mas tendem a achar menos importante os gastos com estudos. Os resultados também apontam que a variável ‘como decido o que fazer com meu dinheiro’ é significativa em relação ao gênero, período de estudo, estado civil e ganhos financeiros. Os achados sugerem que há ausência de uma formação curricular. Diante disso, é importante o parecer do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo MEC, que diz que as escolas devem estar adaptadas, já em 2020, para a implementação do ensino sobre finanças. De acordo com as determinações da Base Nacional Comum Curricular (2018).

Biografia do Autor

Tamires Sousa Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas, Lagoas.

Endereço: Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 / CEP 79613-000 / Cx Postal nº210 Três Lagoas/MS 

E-mail: tamires.sousa@ufms.br; (34)99686-0229

Silvio Paula Ribeiro, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Contábeis pela UNISINOS   Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor da UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas

Endereço Rodovia Marechal Rondon, km 667, casa 12, quadra 2, Residencial Encontro das Águas, Castilho, SP

E-mail: spribeiro@hotmail.com

Sirlei Tonello Tisott, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Endereço: Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 / CEP 79613-000 / Cx Postal nº210 Três Lagoas/MS 

E-mail: sirlei.tonello@yahoo.com.br; (67) 9 9996 9517

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Sobianek, P. da S., Barrocas, L. V. de C., Araújo, T. S., Ribeiro, S. P., & Tisott, S. T. (2021). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: análise do conhecimento e atitudes financeiras na ótica dos estudantes de ensino médio. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 13(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v13i3.78965