O DÉFICIT DA CONTABILIDADE: A FALTA DE INTERESSE DOS ESTUDANTES NA ÁREA ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.76388Palavras-chave:
Educação Contábil, Ensino Contábil, Mestrado AcadêmicoResumo
Apesar do aumento no número de estudantes de graduação em Ciências Contábeis no Brasil, o ingresso de estudantes na carreira acadêmica é inversamente proporcional, ocasionando assim a carência de professores da área contábil nas instituições de ensino superior públicas e privadas. Esta pesquisa propõe-se em analisar os fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para com que os discentes não escolham a área de ensino como ramo de atuação. Desta forma a partir da aplicação do questionário à discentes de graduação em Ciências Contábeis numa universidade estadual verificou-se que a motivação extrínseca por controle externo e por identificação, bem como a motivação intrínseca por saber são fatores relevantes para a tomada de decisão em não ingressar em programas de pós-graduação stricto sensu (acadêmico); ademais a pesquisa identificou que apenas 6,1% da amostra tem o desejo de seguir na carreira acadêmica. Por fim, com base na análise dos dados concluiu-se que existe semelhança entre a escolha de atuação na área de ensino e os semestres inicias do curso de graduação, bem como, que a motivação pessoal é fator predominante entre os estudantes na escolha da área de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).