O DÉFICIT DA CONTABILIDADE: A FALTA DE INTERESSE DOS ESTUDANTES NA ÁREA ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.76388Palavras-chave:
Educação Contábil, Ensino Contábil, Mestrado AcadêmicoResumo
Apesar do aumento no número de estudantes de graduação em Ciências Contábeis no Brasil, o ingresso de estudantes na carreira acadêmica é inversamente proporcional, ocasionando assim a carência de professores da área contábil nas instituições de ensino superior públicas e privadas. Esta pesquisa propõe-se em analisar os fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para com que os discentes não escolham a área de ensino como ramo de atuação. Desta forma a partir da aplicação do questionário à discentes de graduação em Ciências Contábeis numa universidade estadual verificou-se que a motivação extrínseca por controle externo e por identificação, bem como a motivação intrínseca por saber são fatores relevantes para a tomada de decisão em não ingressar em programas de pós-graduação stricto sensu (acadêmico); ademais a pesquisa identificou que apenas 6,1% da amostra tem o desejo de seguir na carreira acadêmica. Por fim, com base na análise dos dados concluiu-se que existe semelhança entre a escolha de atuação na área de ensino e os semestres inicias do curso de graduação, bem como, que a motivação pessoal é fator predominante entre os estudantes na escolha da área de ensino.
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