IMPLANTAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE VALOR AGREGADO NO BRASIL: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.71319Palavras-chave:
Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). Sistema Tributário Nacional. Reforma Tributária.Resumo
O atual sistema tributário brasileiro enfrenta vários problemas, como sua complexidade e a alta carga tributária imposta, e muito se tem estudado nos últimos anos sobre uma reforma tributária que pudesse mudar esse cenário. Tendo em vista em que em muitos países desenvolvidos, em seus ordenamentos jurídicos, utilizam o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), que apresenta uma característica de ser um imposto neutro, logo esse imposto é cobrado em todas as etapas do processo de produção e comercialização, garantindo assim em cada etapa, o crédito correspondente ao imposto debitado na etapa anterior, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a percepção de docentes e discentes do curso de ciências contábeis e profissionais de contabilidade, da cidade de Mossoró-RN sobre a implantação do IVA no Brasil. De natureza quantitativa, quanto ao objetivo se trata de uma pesquisa descritiva, e quanto aos procedimentos pode ser classificada com um survey, tendo como instrumento de coleta um questionário. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Com os resultados, constatou-Se que os discentes, docentes e profissionais de contabilidade possuem uma visão clara sobre a implantação do IVA no sistema tributário nacional, que o mesmo pode trazer benefícios para o desenvolvimento econômico seja por sua harmonização no cenário mundial, por sua simplificação que torna o sistema tributário mais eficiente e ágil no combate a fraudes fiscais, e pela redução da carga tributária sobre o consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







