EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí
  • Miguel Angel Verdinelli Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí
  • Sabrina Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.58403

Palavras-chave:

Comprometimento Organizacional. Satisfação no trabalho. Escritórios de Contabilidade.

Resumo

O estudo objetivou analisar a relação entre comprometimento organizacional, conforme o modelo de Meyer e Allen (1991), e satisfação no trabalho, segundo Siqueira (1995), nos escritórios de contabilidade. Na metodologia, optou-se pela abordagem quantitativa, sendo os dados coletados com questionários de autopreenchimento respondidos pelos funcionários. Os métodos usados na comparação de médias foram teste t e Anova e para avaliar as relações, análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelaram que o gênero não influencia ao comprometimento ou satisfação se mensurados como somatório das pontuações, mas trabalhando as dimensões desses constructos se verifica que as mulheres estão insatisfeitas com o salário. As Anovas usando o tamanho da firma como preditor mostrou diferenças, sendo os funcionários das empresas de tamanho médio os menos comprometidos e satisfeitos. Quando usado o tipo de administração como preditor também se constatou diferenças. Os empregados de escritórios de administração mista são menos comprometidos e estão menos satisfeitos que os das empresas familiares ou de gestão profissional. As relações entre os constructos confirmaram que o comprometimento afetivo associa-se positiva e significativamente com a satisfação, da mesma forma que o normativo. Por sua vez, o comprometimento instrumental não mostrou relação com a satisfação no trabalho.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí

Miguel Angel Verdinelli, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí

Pós-Doutoramento em Ciências Sociais – Universid de Alicante - Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí

Sabrina Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutoranda em Administração pela ESAG, Doutora em Administração e Turismo pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela FURB e Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., & Nascimento, S. (2020). EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 11(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.58403