EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Resumo
O estudo objetivou analisar a relação entre comprometimento organizacional, conforme o modelo de Meyer e Allen (1991), e satisfação no trabalho, segundo Siqueira (1995), nos escritórios de contabilidade. Na metodologia, optou-se pela abordagem quantitativa, sendo os dados coletados com questionários de autopreenchimento respondidos pelos funcionários. Os métodos usados na comparação de médias foram teste t e Anova e para avaliar as relações, análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelaram que o gênero não influencia ao comprometimento ou satisfação se mensurados como somatório das pontuações, mas trabalhando as dimensões desses constructos se verifica que as mulheres estão insatisfeitas com o salário. As Anovas usando o tamanho da firma como preditor mostrou diferenças, sendo os funcionários das empresas de tamanho médio os menos comprometidos e satisfeitos. Quando usado o tipo de administração como preditor também se constatou diferenças. Os empregados de escritórios de administração mista são menos comprometidos e estão menos satisfeitos que os das empresas familiares ou de gestão profissional. As relações entre os constructos confirmaram que o comprometimento afetivo associa-se positiva e significativamente com a satisfação, da mesma forma que o normativo. Por sua vez, o comprometimento instrumental não mostrou relação com a satisfação no trabalho.
Palavras-chave
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PDF|24-39|DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v11i2.58403