EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.58403Palavras-chave:
Comprometimento Organizacional. Satisfação no trabalho. Escritórios de Contabilidade.Resumo
O estudo objetivou analisar a relação entre comprometimento organizacional, conforme o modelo de Meyer e Allen (1991), e satisfação no trabalho, segundo Siqueira (1995), nos escritórios de contabilidade. Na metodologia, optou-se pela abordagem quantitativa, sendo os dados coletados com questionários de autopreenchimento respondidos pelos funcionários. Os métodos usados na comparação de médias foram teste t e Anova e para avaliar as relações, análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Os resultados revelaram que o gênero não influencia ao comprometimento ou satisfação se mensurados como somatório das pontuações, mas trabalhando as dimensões desses constructos se verifica que as mulheres estão insatisfeitas com o salário. As Anovas usando o tamanho da firma como preditor mostrou diferenças, sendo os funcionários das empresas de tamanho médio os menos comprometidos e satisfeitos. Quando usado o tipo de administração como preditor também se constatou diferenças. Os empregados de escritórios de administração mista são menos comprometidos e estão menos satisfeitos que os das empresas familiares ou de gestão profissional. As relações entre os constructos confirmaram que o comprometimento afetivo associa-se positiva e significativamente com a satisfação, da mesma forma que o normativo. Por sua vez, o comprometimento instrumental não mostrou relação com a satisfação no trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).