Estimando o Prêmio de Mercado Brasileiro Pós-Crise de 2008

Autores

  • Ramon Augusto dos Santos Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Mendes Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Weverton Eugênio Coelho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v10i3.56217

Palavras-chave:

prêmio de mercado, prêmio de risco, índices, modelo de Gordon, CAPM

Resumo

Apresentando papel crucial em diversos estudos e aplicações financeiras, o prêmio de mercado ou o excedente de retorno, pode ser obtido por meio da diferença entre o retorno do mercado e o retorno dos ativos livre de risco. Um investidor possui basicamente duas formas de investimento, ativos arriscados ou ativos livres de risco, comumente adotados como títulos governamentais e indexados à inflação. Para que este investidor aceite alocar seus recursos em ativos arriscados, ou seja, para que ele aceite incorrer certo grau de risco, este investidor precisará ser recompensado, em outras palavras, ele irá exigir um retorno a mais, um excedente de retorno, denominado prêmio de risco. Por mais que seu cálculo seja intuitivo e relativamente simples, ao ser colocado em prática é gerado uma subjetividade na estimação de suas variáveis, onde não há forma definida para se estimar o retorno de mercado bem como o retorno para o ativo livre de risco. Desta forma, o presente estudo buscou analisar os efeitos das diferentes formas de estimação sobre o prêmio de mercado bem como o uso de diferentes proxys para representar os ativos arriscados e os ativos livres de risco. O período escolhido foi de 2009 até 2015. A escolha da amostra pode ser explicada pelo fato de se obter séries com grande volatilidade durante o período de 2008, o que impactaria fortemente nos resultados. Os resultados para o prêmio de mercado obtidos variam de -1,36% ao ano até 9,40% ao ano na abordagem por médias utilizando os índices Ibovespa, IBRX100 e IGC como representantes das carteiras de mercado e a taxa Selic e o CDI como ativos livres de risco. Pelo modelo de Gordon, obteve-se 6,31% pelo CDI e 6,60% pela a Selic. Por fim, a estimação pelo modelo de regressão do tipo dados em painel forneceu um prêmio negativo, algo inesperado que vai contra o senso comum, porém significativo. Verificou-se uma dependência temporal do prêmio de mercado no que tange ao período estimado bem como resultados bastante diferentes quanto as proxys utilizadas para as variáveis.

Biografia do Autor

Ramon Augusto dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais

Eduardo Mendes Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do CEPCON - Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Weverton Eugênio Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2019-07-17

Como Citar

Oliveira, R. A. dos S., Nascimento, E. M., & Coelho, W. E. (2019). Estimando o Prêmio de Mercado Brasileiro Pós-Crise de 2008. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 10(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v10i3.56217