Risco a partir do coeficiente beta do Modelo CAPM e sua relação com o Dividend Yield das empresas do ISE-Índice de Sustentabilidade Empresarial- da BMFBovespa do período 2004/2015.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i1.44391Palavras-chave:
Risco. Dividend yield. Coeficiente beta.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar se ativos com maior risco mensurável pelo coeficiente beta possuem dividend yield diferente das com menor risco. A amostra deste estudo é representada pelos ativos de empresas de capital aberto com listagem no índice de sustentabilidade empresarial (ISE), considerados os 23 ativos que possuem dados quanto ao retorno diário em pelo menos 90% de cada um dos trimestres analisados no período que corresponde a 01/01/2004 até 01/01/2015. A pesquisa se caracteriza como descritiva, documental e de caráter quantitativo. Após a separação dos ativos em três grupos distintos, considerando a média dos 44 trimestres estudados, os resultados indicam que o grupo 1, composto pelos ativos com menor coeficiente Beta, possuem em média um dividend yield maior em 30,44% se comparado ao grupo 2, e 126% maior do que a média do grupo 3, que é composto pelos ativos com maior coeficiente Beta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).