O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO COM EMPRESAS DE FREDERICO WESTPHALEN - RS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i3.40594Palavras-chave:
Fluxo de Caixa, Ferramenta de Gestão, Controle, Tomada de decisão.Resumo
O fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial que auxilia nas tomadas de decisões e permite diagnosticar a situação da empresa, informando o período que irão ocorrer os ingressos e desembolsos de caixa. Através do Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC), é possível harmonizar o capital de giro com a liquidez. O presente estudo aborda os aspectos relacionados ao fluxo de caixa nas empresas de Frederico Westphalen. Trata-se de um estudo multicaso, exploratório e bibliográfico, que tem como objetivo geral mensurar a percepção dos gestores atuantes nas empresas de Frederico Westphalen em relação ao fluxo de caixa. Para atender aos objetivos do estudo, foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos referentes à utilização do fluxo de caixa como instrumento gerencial demonstram-se satisfatório no âmbito em que a maioria dos administradores conhece e utilizam o fluxo de caixa como ferramenta de gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).