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DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIETÁRIOS À LUZ DA TEORIA CONTRATUAL DA FIRMA

Alan Diógenes Góis, Tatiana Aquino Almeida, Juliana Almeida Costa, Márcia Martins Mendes De Luca, Alessandra Carvalho de Vasconcelos

Resumo


Com base na influência do contexto societário das empresas perante seus stakeholders, aliado às novas exigências dos usuários da informação contábil, e sob o arcabouço da Teoria Contratual da Firma, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre a distribuição do valor adicionado das empresas entre os principais agentes contratuais – empregados, governo, financiadores e proprietários – e o seu contexto societário. Para tanto, realizou-se uma análise descritiva, com abordagem quantitativa, com base em uma amostra que reúne 99 empresas, classificadas pela revista Exame Melhores e Maiores, edição 2013, entre as 100 maiores companhias abertas do Brasil por valor de mercado. Os dados coletados referem-se aos exercícios de 2010, 2011 e 2012, foram extraídos das demonstrações financeiras padronizadas e formulários de referência disponíveis no portal eletrônico da BM&FBovespa, e tratados por meio da Correlação de Pearson e da Análise de Correspondência Múltipla. Os resultados demonstraram que (i) empresas pequenas e do setor comércio distribuem parcela maior da riqueza com os empregados e as empresas médio-pequenas e do setor serviço possuem uma maior preocupação com o proprietário; (ii) a distribuição do valor adicionado para os empregados apresentou relação negativa com o contexto societário estrangeiro; (iii) a destinação da riqueza para o governo apresentou relação negativa com o contexto societário familiar e positiva com os contextos societários estatal e estrangeiro; (iv) a parcela da riqueza gerada para os financiadores mostrou relação positiva com o contexto societário estrangeiro; e (v) a distribuição da riqueza com os proprietários demonstrou relação positiva com o contexto societário familiar e negativa com o contexto societário estrangeiro. Conclui-se que o contexto societário, representado pelo maior acionista controlador, influencia a distribuição do valor adicionado com os principais agentes contratuais das empresas, aceitando-se a hipótese geral do estudo.


Palavras-chave


Valor adicionado. Contexto societário. Teoria contratual da firma

Texto completo:

| PDF 45 - 64 |


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v8i3.38647