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Olhando para a educação a distância: uma análise da produção científica divulgada em periódicos nacionais

Alexandre Costa Quintana, Sílvia Pereira de Castro Casa Nova

Resumo


O desenvolvimento constante nas tecnologias de informação e comunicação levam a necessidade de esforços para tornar os meios de educação mais inteligentes e proporcionando maior nível de confiança no processo da educação a distância. Neste contexto, conhecer a produção científica sobre o assunto torna-se relevante. Assim, surge a seguinte questão: Como a educação a distância está sendo explorada na literatura científica brasileira em Administração e Contabilidade? O objetivo geral deste trabalho é identificar as características quantitativas e qualitativas dos artigos científicos sobre educação a distância presentes em periódicos nacionais da área de Administração e Contabilidade com estratos Qualis-Capes A2, B1, B2 e B3 da CAPES. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, bibliométrica, com abordagem quantitativa do problema de pesquisa e a coleta de dados documental. Como resultado da pesquisa foram encontrados 29 artigos de um universo de 5.356 tratando da temática de educação a distância, com maior incidência em periódicos classificados no estrato B3, elaborados por dois autores e com destaque para o tema percepções de estudantes e docentes sobre a educação a distância. Conclui-se que o tema educação a distância ainda é pouco explorado em periódicos nacionais da área de Administração e Contabilidade, sendo poucas as teses que servem de referência para estes estudos. Há evidência de não existirem redes de colaboração para produção de estudos sobre o tema de forma constante e consolidada. Por fim, percebe-se um número pequeno de publicações, com poucos autores, afiliados a poucas instituições, concentrando-se na exploração de um número limitado de temas, com as mesmas ferramentas metodológicas, e nutrindo-se sobretudo de referências nacionais apoiadas em livros.


Palavras-chave


Educação a distância; Tecnologias de Informação e Comunicação; Pesquisa Bibliométrica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v7i2.35888