Olhando para a educação a distância: uma análise da produção científica divulgada em periódicos nacionais

Autores

  • Alexandre Costa Quintana Professor Universidade Federal do Rio Grande - FURG Doutorando Universidade de São Paulo - USP
  • Sílvia Pereira de Castro Casa Nova Universidade de São Paulo - USP (FEA)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v7i2.35888

Palavras-chave:

Educação a distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Pesquisa Bibliométrica.

Resumo

O desenvolvimento constante nas tecnologias de informação e comunicação levam a necessidade de esforços para tornar os meios de educação mais inteligentes e proporcionando maior nível de confiança no processo da educação a distância. Neste contexto, conhecer a produção científica sobre o assunto torna-se relevante. Assim, surge a seguinte questão: Como a educação a distância está sendo explorada na literatura científica brasileira em Administração e Contabilidade? O objetivo geral deste trabalho é identificar as características quantitativas e qualitativas dos artigos científicos sobre educação a distância presentes em periódicos nacionais da área de Administração e Contabilidade com estratos Qualis-Capes A2, B1, B2 e B3 da CAPES. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, bibliométrica, com abordagem quantitativa do problema de pesquisa e a coleta de dados documental. Como resultado da pesquisa foram encontrados 29 artigos de um universo de 5.356 tratando da temática de educação a distância, com maior incidência em periódicos classificados no estrato B3, elaborados por dois autores e com destaque para o tema percepções de estudantes e docentes sobre a educação a distância. Conclui-se que o tema educação a distância ainda é pouco explorado em periódicos nacionais da área de Administração e Contabilidade, sendo poucas as teses que servem de referência para estes estudos. Há evidência de não existirem redes de colaboração para produção de estudos sobre o tema de forma constante e consolidada. Por fim, percebe-se um número pequeno de publicações, com poucos autores, afiliados a poucas instituições, concentrando-se na exploração de um número limitado de temas, com as mesmas ferramentas metodológicas, e nutrindo-se sobretudo de referências nacionais apoiadas em livros.

Biografia do Autor

Alexandre Costa Quintana, Professor Universidade Federal do Rio Grande - FURG Doutorando Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; e NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, tecnologias da informação e comunicação na educação, pesquisa em contabilidade e organizações do terceiro setor

Sílvia Pereira de Castro Casa Nova, Universidade de São Paulo - USP (FEA)

Livre Docente em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGVSP). Concluiu o mestrado e o doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Tem Pós-Doutorado na EAESP/FGVSP em Métodos Quantitativos aplicados a Contabilidade. Atualmente, é pesquisadora visitante do Department of Organizational Leadership, Policy, and Development (OLPD), do College of Education and HumanDevelopment (CEHD) da University of Minnesota (UMN). É professora associada do Departamento de Contabilidade e Atuária, da FEA/USP. Foi coordenadora e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da USP (PPGCC/FEA-USP). Participou de estágio de pesquisa junto ao College of Education + Human Development da University of Minnesota em 2012. Atua como revisora de trabalhos em congressos e periódicos. É coordenadora administrativa do MBA Controller e co-coordenadora do Cefin da Fundação Instituto de Pesquisa Contábil, Atuarial e Financeira (FIPECAFI). Tem experiência na área de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero na educação superior, feminismo, gênero em contabilidade, educação contábil, ensino de contabilidade, docência no ensino superior, contabilidade de empresas de pequeno porte e gestão financeira para empresas de pequeno porte.

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Publicado

2015-09-27

Como Citar

Quintana, A. C., & Casa Nova, S. P. de C. (2015). Olhando para a educação a distância: uma análise da produção científica divulgada em periódicos nacionais. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 7(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v7i2.35888