ESTRUTURA DE PROPRIEDADE E CONSERVADORISMO CONDICIONAL EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i3.34951Palavras-chave:
conservadorismo condicional, bancos, estrutura de propriedadeResumo
Considerando a importância dos bancos para a economia e sua não inclusão em grande parte das pesquisas realizadas, este artigo tem por objetivo verificar se os resultados contábeis divulgados pelos bancos brasileiros apresentam características de conservadorismo condicional. Como a estrutura de capital de uma empresa afeta o comportamento dos seus gestores, procurou-se também verificar a ocorrência de diferença de comportamento das empresas quando considerados os bancos de capital aberto e os de capital fechado. Foram utilizados os modelos de Basu (1997) e Ball e Shivakumar (2005), de reversão dos componentes transitórios nos lucros, analisados dados semestrais, no período de 1999 a 2012. Os resultados indicaram que as instituições não praticam conservadorismo condicional e que não há diferença no comportamento adotado pelos dois grupos de bancos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.