O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL: ESTUDO DE CASO DE DUAS EMPRESAS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i1.34703Palavras-chave:
Sistemas de controle gerencial, setor de alimentação, internacionalização, franquias.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial (SCG) de duas empresas do setor de alimentação. Foi realizada uma análise comparativa da relação entre os SCG utilizados pelas empresas, com o referencial teórico pesquisado, buscando evidenciar as modificações causadas em função do processo de internacionalização das empresas. Na revisão de literatura procurou-se discutir as principais características do SCG, as perspectivas contemporâneas relacionadas ao ambiente e os principais artefatos utilizados. Também foram abordadas as teorias que analisam o processo de internacionalização das empresas em consonância com os sistemas de controle gerencial nos ambientes internacionalizados. A metodologia foi a de pesquisa qualitativa de natureza exploratória, por meio do método de estudo de caso comparado, retratando o ciclo de vida das organizações. O método de coleta utilizado foi o de entrevista com executivos das empresas pesquisadas, além de consulta a dados secundários. Os resultados obtidos apontam um distanciamento entre a teoria e a prática no que tange às características dos SCG projetados pelas empresas, enquanto a internacionalização parece não ter produzido impacto significativo sobre os sistemas de controle gerencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).