CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE O MODELO EDUCACIONAL ADOTADO EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA E A FORMAÇÃO CRITICO-REFLEXIVA DO CONTADOR

Autores

  • uilcleides braga da silva Universidade Federal da Bahia, UFBA.
  • Enoque Barbosa dos Santos Universidade Federal da Bahia, UFBA
  • José Bernardo Cordeiro Filho Universidade Federal da Bahia, UFBA
  • Adriano Leal Bruni Universidade Federal da Bahia, UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v6i2.34177

Palavras-chave:

metodologias ativas de ensino, ensino de Contabilidade, concepções pedagógicas.

Resumo

Novas demandas nas práticas do profissional de Contabilidade têm surgido no contexto da convergência das normas nacionais de Contabilidade aos IFRS. Tais demandas sugerem a adoção de um novo paradigma educacional, buscando inserir na prática pedagógica mecanismos e didáticas de ensino que utilizem metodologias ativas, caracterizadas pelo diálogo entre professor e aluno, através do qual o conhecimento é construído em conjunto, suplantando a metodologia usualmente chamada de concepção educacional passiva. Esta pesquisa buscou identificar a concepção educacional utilizada em uma IES pública de Salvador. Foi adotado um enfoque interpretativo, com uso de técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados sugerem que há uma predominância do modelo educacional de concepção passiva, caracterizado por uma perspectiva dominante do professor como detentor do conhecimento, desfavorecendo o desenvolvimento de novos profissionais com perfil crítico, analítico, reflexivo. Uma parte substancial dos respondentes também deixou clara a percepção de que o uso mais intenso de metodologias ativas poderia contribuir para formar profissionais com o perfil que o mercado tem buscado.

 

Biografia do Autor

uilcleides braga da silva, Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Mestranda em Contabilidade- Universidade Federal da Bahia, UFBA

Enoque Barbosa dos Santos, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Mestrando em Contabilidade - Universidade Federal da Bahia, UFBA.

José Bernardo Cordeiro Filho, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Doutorado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Rio de Janeiro , UFRJ.

Professor Associado - Universidade Federal da Bahia

Adriano Leal Bruni, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Mestrado e Doutorado em Administração - Universidade de São Paulo, USP.

Professor Titular - Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2014-08-29

Como Citar

da silva, uilcleides braga, Santos, E. B. dos, Cordeiro Filho, J. B., & Bruni, A. L. (2014). CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE O MODELO EDUCACIONAL ADOTADO EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA E A FORMAÇÃO CRITICO-REFLEXIVA DO CONTADOR. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 6(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v6i2.34177