Open Journal Systems

AS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS FUNDAMENTAIS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL-FINANCEIRA QUE SURGIRAM A PARTIR DO PROCESSO DE HARMONIZAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS

Fabiane Machado de Carvalho, Ana Carolina Vasconcelos Colares

Resumo


Tendo em vista a publicação de uma nova estrutura conceitual contábil no Brasil (Resolução CFC nº 1.374/11) que trouxe novos conceitos tais como as características qualitativas da informação contábil-financeira, esta pesquisa se propôs a analisar qual a percepção dos contadores sobre essas características qualitativas que surgiram a partir do processo de harmonização das normas internacionais de contabilidade. Considerando uma amostra de 102 profissionais registrados no CRC-MG, constatou-se por meio da aplicação de um questionário, que metade da amostra não concorda totalmente com as afirmações expostas na Resolução CFC nº 1.374/11 no que se refere às características qualitativas fundamentais. Assim, considerando também a Resolução CFC nº 1.082/10, surge a percepção de que as atuais estruturas conceituais da contabilidade podem gerar conflitos de entendimento, uma vez que ambas estão em vigor. Destaca-se também que, por ser uma ciência social aplicada, a contabilidade é tratada com certa subjetividade, o que pode fazer com que o entendimento das normas não seja completamente aceito pelos profissionais. Por fim, os achados desta pesquisa ainda abrem portas para uma reflexão sobre a adequacidade da atual estrutura conceitual básica da contabilidade.

Palavras-chave


Características Qualitativas Fundamentais. Estrutura Conceitual Básica. Processo de Harmonização nas Normas Internacionais de Contabilidade.

Texto completo:

PDF | 131 - 146 |


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v5i3.31814