Utilidade da informação financeira na tomada de decisão: a perceção de gestores de PMEs de Luanda e de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v5i2.31419Palavras-chave:
PMEs, informação financeira, demonstrações financeiras, tomada de decisãoResumo
As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam na economia mundial um segmento de extrema importância. Na União Europeia (UE) essas empresas representam 99% do tecido empresarial e empregam cerca de 90 milhões de trabalhadores (European Commission, 2012). Para a continuidade destas empresas num mundo em constante mudança em que o mercado é cada vez mais competitivo, a informação desempenha um papel crucial. Porém, essa informação deverá cumprir os requisitos qualitativos, em especial, a compreensibilidade, a relevância, a fiabilidade e a comparabilidade, sob pena de não ter qualquer utilidade. Neste sentido, este estudo tem como objetivo verificar o nível de perceção que os gestores das PMEs localizadas em Luanda e em Lisboa têm quanto à utilidade da informação financeira no processo de tomada de decisão. Para o efeito, elaboramos um estudo de caso comparativo e utilizamos o questionário como método de recolha de dados. O estudo revelou que os inquiridos dos dois países em estudo reconhecem a importância da informação financeira na tomada de decisões no mundo empresarial. No entanto, em Portugal, o nível de perceção parece ser mais elevado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







