ANÁLISE DO RETORNO DE AÇÕES COM BAIXO PREÇO/LUCRO E BOA LIQUIDEZ NA BOVESPA NO PERÍODO 1999 A 2007
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.19713Palavras-chave:
Finanças, mercado capitais, avaliação empresasResumo
Este estudo buscou verificar se ações com baixo preço/lucro e boa liquidez apresentam retornos acima do Ibovespa. Como critério de redução do risco de liquidez, foram selecionadas ações que estiveram ao menos uma vez, segundo a Bovespa, entre as ações mais negociadas do Brasil no período de 1999 a 2007. A cada ano, estas ações foram classificadas em quartis de acordo com seu preço/lucro. Duas hipóteses foram testadas em relação ao primeiro quartil: a) se ele oferece retornos acima do Ibovespa com mais frequência do que os demais; e b) se seu retorno médio está acima do Ibovespa. Os resultados indicam que comprar ações com baixo índice preço/lucro e boa liquidez, pressupondo a manutenção das ações por um ano, pode oferecer retornos acima do Ibovespa. Apesar de que a correlação entre preço/lucro e retornos não pressupõe causalidade, o primeiro quartil ofereceu retornos acima do Ibovespa em todos os períodos incluídos na amostra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).