MÉTODO UEP APLICADO EM PEQUENA FÁBRICA DE MOLDURAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i3.19564Palavras-chave:
Contabilidade, Custos, Método UEPResumo
O artigo relata estudo de caso que objetivou verificar a aplicabilidade do método de custeio UEP – Unidades de Esforço de Produção numa pequena indústria de pequeno porte que fabrica acessórios para quadros, porta-retratos, rodapés, roda-tetos e roda-meios . Utilizou-se metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Inicialmente, foi efetuada uma revisão da literatura a respeito desse método de custeio, onde são evidenciados aspectos como histórico, conceitos, princípios norteadores, etapas a serem percorridas para implementá-lo, benefícios informativos oriundos e limitações associadas. Em seguida, são apresentados os principais aspectos do estudo de caso realizado, efetuando uma descrição da empresa enfocada e as etapas seguidas para tentar implementar o método UEP na organização em tela. Conclui-se pela aplicabilidade desses parâmetros no contexto desta empresa de pequeno porte, bem como restou evidente a importância do conhecimento deste método para melhorar o desempenho da gestão de custos da entidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.