INFLUÊNCIA DO DISCURSO OTIMISTA DO RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO NO VALOR DE MERCADO DE COMPANHIAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v2i1.18292Palavras-chave:
Disclosure. Informação contábil. Aspectos qualitativos da informação. Séries temporais. Análise de intervenção.Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar o impacto do viés otimista dos Relatórios de Administração da mensagem do Presidente no preço das ações das companhias Bradesco, Banco do Brasil, Vale, Aracruz, Braskem e Sadia. Foram selecionadas as três empresas com os melhores lucros e as três empresas com os piores prejuízos, com base nas informações contábeis prestadas em 31 dezembro de 2008. Esta pesquisa orienta-se pela abordagem positiva das pesquisas em contabilidade e classifica-se como descritiva quanto aos objetivos, documental quanto aos procedimentos e quantitativa quanto à análise dos dados. Utilizou-se a análise de intervenção (séries temporais) e foram encontrados indícios de que o viés otimista dos relatórios da administração não influencia nos preços das ações. Esta afirmação baseia-se na insignificância estatísticas do Xt (variável binária de intervenção) que apresentou relevância apenas para a empresa Braskem, entretanto todos os R² apresentaram-se abaixo de 1% o que demonstra a ausência de correlação entre variável explicativa e explicada. Esta pesquisa abre espaços para novos estudos em maior amplitude, ou ainda analisando a relevância do gerenciamento de resultados segundo as hipóteses, oportunista, de custos políticos e do grau de endividamento. Estudos desta natureza possibilitarão abrir caminho para a orientação e/ou adoção de medidas regulatórias no sentido de reduzir o earnings management já que ele rompe com a característica qualitativa de não viés e neutralidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







