Artes na formação docente e na escola: um grupo-território cheio de recantos

Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102568

Palavras-chave:

Rede de Pesquisa, Educação, Linguagem, Teatralidades

Resumo

O Número Zero de Personagem: revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades reúne textos de autores vinculados à Diálogos: rede internacional de pesquisa. Os leitores encontrarão escritos sobre histórico, trajetórias e modos de pesquisar e conviver em coletivos acadêmicos e/ou artísticos no Brasil, Equador, China, Índia, Portugal, Colômbia e Argentina. O presente resumo é unificado para todos os artigos, que originalmente foram escritos por perspectivas mais ensaísticas e narrativas. Ressalta-se que o formato, bem como o estilo de cada texto, nessa edição especial de lançamento da revista, corresponde ao desejo de partilha de seus autores na relação com seus pares, o que garante ao número uma amplitude diversa de práticas coletivas de pesquisa e, por consequência, de experimentar o escrever sobre elas, ao redor do mundo.

Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas (ECA USP). Mestre e Doutora em Educação (FE USP). Pós-doutoranda em Educação e Arte (Faculdade de Educação da USP, Brasil e The University of Melbourne, Austrália). Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE).

Gabriela Maldonado Sewaybricker, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Educação Básica da rede municipal de Sorocaba. Licenciada em Pedagogia e Mestre em
Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GIAPE - Grupo
de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, do CRIEI - Grupo de Pesquisa
a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da(s) Infância(s) e do Núcleo de Educação
e Estudos da Infância da UFSCar, campus Sorocaba.

Rafael Romeiro Doin, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do
GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, do CRIEI - Grupo
de Pesquisa a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da(s) Infância(s) e do Núcleo de
Educação e Estudos da Infância da UFSCar, campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos; SEWAYBRICKER, Gabriela Maldonado; DOIN, Rafael Romeiro. Artes na formação docente e na escola: um grupo-território cheio de recantos: Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE). Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades, [S. l.], v. 2025, n. ZERO, 2025. DOI: 10.5380/persona.v2025iZERO.102568. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/personagem/article/view/102568. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de revisão de literatura e artigos originais