Grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação: um coletivo diverso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102567

Palavras-chave:

Rede de Pesquisa, Educação, Linguagem, Teatralidades

Resumo

O Número Zero de Personagem: revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades reúne textos de autores vinculados à Diálogos: rede internacional de pesquisa. Os leitores encontrarão escritos sobre histórico, trajetórias e modos de pesquisar e conviver em coletivos acadêmicos e/ou artísticos no Brasil, Equador, China, Índia, Portugal, Colômbia e Argentina. O presente resumo é unificado para todos os artigos, que originalmente foram escritos por perspectivas mais ensaísticas e narrativas. Ressalta-se que o formato, bem como o estilo de cada texto, nessa edição especial de lançamento da revista, corresponde ao desejo de partilha de seus autores na relação com seus pares, o que garante ao número uma amplitude diversa de práticas coletivas de pesquisa e, por consequência, de experimentar o escrever sobre elas, ao redor do mundo.

Biografia do Autor

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Realizou estágio Pós-doutoral na FURG (2024) na área de Letras em Estudos da Linguagem. Atualmente é professora no Departamento de Artes e no Programa de Pós Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte na educação, mediação cultural, formação estética e educação. 

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (2019), reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Mestre em Performance Artística – Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010) reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Jaison Hinkel, Universidade Regional de Blumenau

Psicólogo e músico autodidata. Graduação em Psicologia (2005) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutorado em Psicologia (2022) pela UFSC, desenvolvendo a pesquisa "Psicologia Africana: contribuições possíveis a partir dos estudos da música". Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Departamento de Psicologia e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, economia solidária, educação popular, saúde mental, arte, estética, psicologia africana e saberes afrodiaspóricos. 

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

CARVALHO, Carla; SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; HINKEL, Jaison. Grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação: um coletivo diverso. Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades, [S. l.], v. 2025, n. ZERO, 2025. DOI: 10.5380/persona.v2025iZERO.102567. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/personagem/article/view/102567. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de revisão de literatura e artigos originais