DOSSIÊ: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS SOCIAIS.
EMENTA: A temática dos Direitos Humanos reafirma rotineiramente sua relevância frente ao cenário de discriminações, violências, violações e autoritarismos que reiteradamente desafia a constituição de uma sociabilidade democrática no Brasil. O reconhecimento desse quadro aponta a indispensabilidade da reflexão qualitativa acerca da Educação em Direitos Humanos e de seus fundamentos filosóficos. Nesse sentido, assumindo caráter elementarmente interdisciplinar, este dossiê busca reunir contribuições em três eixos: problematizações teórico-conceituais acerca dos aspectos filosóficos, antropológicos, sociológicos, jurídicos e políticos da Educação em Direitos Humanos; estudos empíricos acerca dos múltiplos temas sensíveis abarcados na Educação em Direitos Humanos; discussões acerca de práticas pedagógicas de Educação em Direitos Humanos e/ou da relação delas com a Educação Filosófica. Buscamos, assim, conjugar em um único material conceitos, fundamentos, problematizações e estratégias que venham a contribuir de modo consequente e educativo para a disseminação da cultura de direitos, alteridade e respeito à diferença enquanto valores substantivos da democracia.
PRAZO PARA SUBMISSÃO: 05/02/2025 a 30/06/2025
PRAZO PARA PUBLICAÇÃO: segundo semestre de 2025
PROPONENTES:
NESEF – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA
EDITORES:
Delcio Junkes
Geraldo Balduino Horn
ORGANIZADORES:
Arilda Arboleya
Edson Teixeira de Rezende
Mariana Corrêa de Azevedo
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