Sobre a Revista

Anúncios

Revista NEP-UFPR

2023-06-06

Revista dos membros do grupo de pesquisa CNPQ – Núcleo de Estudos Paranaenses do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná, tem o propósito de constituir um espaço permanente de interlocução com sociólogos e pesquisadores de áreas afins, no país e no exterior que se dedicam ao estudo da política no Brasil e no Paraná, em específico, e a temática Sociedade, Instituições e Estado, em geral.

 

 ISSN 2447-5548

EDIÇÃO JUNHO 2025: 

Dossiê Negritude e racismo na política brasileira - PRAZO para SUBMISSÃO de artigos até 2 de maio de 2025

Dossiê Negritude e Racismo na Política Brasileira

O enfrentamento ao racismo e o fortalecimento dos chamados movimentos de resistência têm crescido em igual proporção a diversos fatores: (1) crescimento da conscientização e do letramento racial; (2) aumento das denúncias de ações racistas; (3) implementação de ações afirmativas nas mais diversas esferas; (4) promulgação de leis de combate ao racismo.  Tal crescimento, no entanto, está longe de chegar ao ideal de uma sociedade justa e igualitária e, muito menos, de permitir ao Brasil atingir o falacioso discurso propagado por Gilberto Freire de “democracia racial” (termo cunhado por Arthur Ramos), que tanto atrasou a sociedade brasileira para o desenvolvimento de uma efetiva democracia.  

Há muitos anos os diversos movimentos negros e indígenas no Brasil lutam por representatividade política e para assegurar seus direitos cidadãos. Denunciam os privilégios da branquitude hegemônica, presente historicamente em lugares de poder e de privilégio, e que assume cargos públicos eletivos e de nomeação se perpetuando na política através de novas gerações.

Desse modo, fica evidente a urgência e importância de se discutir a relação entre política e racismo que a chamada pública deste dossiê propõe, tema tantas vezes estrategicamente silenciado e ocultado. O dossiê Negritude e Racismo na Política Brasileira é um convite e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para divulgação de pesquisas que tratem desta realidade cruel que tende a ser excludente no campo político, desde o racismo estrutural até os privilégios da branquitude hegemônica.

As temáticas de interesse para esta publicação versam sobre: a) Participação política e representatividade: estudos e análises sobre a representação de pessoas negras nos cargos políticos municipais, estaduais e federais. b) Políticas Públicas com perspectiva racial; c) Desafios e oportunidades: discussão sobre as barreiras enfrentadas pela população negra na política e as estratégias utilizadas para superá-las; e) Violência política de raça: análises sobre a violência política e suas manifestações contra pessoas negras em contextos de cargos públicos e políticos. f) Ações Afirmativas Raciais na Política; g) Experiências na vida política: trajetórias e biografias  de pessoas negras na esfera política, suas dificuldades e articulações para resistência, bem como iniciativas bem-sucedidas e histórias inspiradoras.

Formatos possíveis para a publicação do presente dossiê: 1) artigo acadêmico; 2) entrevista; 3) relato de experiência.

ATENÇÃO:

* Também recebemos ARTIGOS COM FLUXO CONTÍNUO para outras seções da Revista.

 

Participem!!

 

 

 

Saiba mais sobre Revista NEP-UFPR

Edição Atual

v. 10 n. 2 (2024): Dossiê Mulheres e Poder Político
					Visualizar v. 10 n. 2 (2024): Dossiê Mulheres e Poder Político

Capa: João Américo Goulart

Foto: Acervo particular de Ricardo Costa de Oliveira.  Santa Catarina, Canoinhas, déc. 1920/1930.

Publicado: 2024-12-17

Dossiê

Famílias, Genealogias e Instituições

Ver Todas as Edições