AMASSANDO À MASSA

BASTIDORES DA MÍDIA, PODER POLÍTICO FAMILIAR E DEMOCRACIA

Autores

Resumo

Este artigo analisa à abrangência e os efeitos do capital midiático familiar nas instituições de poder político, tomando como objeto de estudo o Grupo Massa. A ênfase está no levantamento de um debate teórico sobre os meios de comunicação, concomitante a compreensão das consequências do monopólio midiático no Brasil e à sua influência no ambiente político, salientando a interferência da esfera privada na esfera pública por meio de formas de dominação e da imposição de limites à democracia. A metodologia genealógica, com apoio da prosopografia, em conexão com o debate crítico utilizado como recurso explicativo é central na identificação dos interesses, comportamentos e valores dos indivíduos pesquisados e das implicações dessa relação na dinâmica política. Inclui-se análises bibliográficas e documentais. O Grupo Massa, um dos maiores grupos de comunicação do país, é marcado por uma prosopografia familiar conservadora e personalista, o controle familiar sobre os meios de comunicação é estrategicamente utilizado para garantir arranjos políticos voltados aos interesses dos proprietários. O que contribui para a ampliação de uma mentalidade reacionária e para o fortalecimento de uma cultura política dissociada dos interesses coletivos, homogeneizando significativamente a opinião pública e impondo restrições ao avanço democrático, uma vez que quem é dono da voz dos fatos é quem impõe o seu poder na história.

Biografia do Autor

Sylvana Kelly Marques da Silva Laibida, UFRN

Pós-doutorado em Sociologia/UFPR. Doutora em Ciências Sociais/UFRN. Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão.

Cassia Nataline Fioravante, UEPG

Graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016); graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (2022) e pós graduada em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2024).

Luiz Demétrio Janz Laibida, SEED-PR

Doutor em Sociologia/UFPR. Professor de Sociologia do Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR)’.

PRISCILLA CIDRAL DA COSTA, SEED-PR

Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Mestra em Sociologia (UFPR); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (PPGSOCIO), Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Marques da Silva Laibida, S. K., Fioravante, C. N., Janz Laibida, L. D., & CIDRAL DA COSTA, P. (2024). AMASSANDO À MASSA: BASTIDORES DA MÍDIA, PODER POLÍTICO FAMILIAR E DEMOCRACIA. Revista NEP - Núcleo De Estudos Paranaenses Da UFPR, 10(2), 126–154. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/nep/article/view/97929

Edição

Seção

Famílias, Genealogias e Instituições