Revisão bibliográfica sistemática em estudos socioambientais: uma proposta do método da revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v63i0.87363Palavras-chave:
metodologia, socioambientalismo, interdisciplinaridade, revisão sistemática de literatura.Resumo
A revisão bibliográfica sistemática surgiu na área da saúde e, posteriormente, passou a ser adotada por outros campos científicos, a partir de adaptações, para melhor atender seus objetos de estudo. Sendo a área socioambiental relativamente nova, é difícil encontrar um guia que oriente a realização de revisões bibliográficas sistemáticas sobre os problemas emergentes desse campo. Dessa forma, a fim de abranger tanto estudos qualitativos, comuns à área das sociais e humanas, quanto quantitativos, mais comuns às ciências naturais, este artigo propõe um protocolo adaptado da revisão integrativa às especificidades dos estudos socioambientais. Para tanto, realizou-se uma verificação de literatura acerca da revisão bibliográfica sistemática e um levantamento documental que inclui formulários, guias, templates e sistemas de apoio, buscando elementos, ferramentas e procedimentos que podem ser utilizados na área socioambiental. A proposta de um método específico tem o potencial de trazer mais rigor para as revisões sistemáticas realizadas pelo campo socioambiental, de colaborar para a divulgação de suas pesquisas, além de poder ser empregado como uma ferramenta para a prática interdisciplinar entre os pesquisadores provenientes das diferentes classes científicas da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.