Sistema de governança em Unidades de Conservação

Gisele Rosa Abrahão, Milton Asmus

Resumo


Este artigo analisou o sistema da governança em Unidades de Conservação (UC). No sentido de aportar a necessária análise da governança para UCs, tomando em conta seus elementos de maior expressão, o presente trabalho teve como objetivo a identificação e a avaliação do sistema de governança de UCs com foco em seus componentes relacionados à educação ambiental, à gestão e à estrutura local. As UCs são fundamentais no processo de proteção das áreas naturais e na preservação dos serviços ecossistêmicos. No entanto, apresentam, em geral, problemas de governança. Estes problemas podem estar relacionados à falta de uma boa gestão e de uma estrutura adequada, ou ainda a uma educação ambiental deficiente. Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se por um estudo de caso, envolvendo a Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós) em Florianópolis, SC/Brasil, dominada por ecossistemas de manguezais e áreas remanescentes de restinga. Os resultados desta pesquisa demostram que, para uma boa governança, é necessário levar em consideração a escolha do gestor, estando atento ao perfil do mesmo em relação à realidade local. Também conclui-se que o conselho gestor é uma ferramenta fundamental de gestão participativa e na busca por resultados mais promissores, com atenção às necessidades da comunidade, aliada à conservação dos recursos naturais. A educação ambiental e a participação comunitária, da mesma maneira, são premissas importantes para o processo de gestão de uma UC, sendo fundamentais para o resultado do trabalho realizado. Por fim, a participação do terceiro setor se mostra como um caminho importante para suprir as demandas que surgem nestes espaços e que não conseguem ser supridas pelo órgão gestor das UCs.


Palavras-chave


Unidades de Conservação; governança; educação ambiental; gestão participativa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v44i0.54962



Desenvolvimento e Meio Ambiente. ISSN: 1518-952X, eISSN: 2176-9109

Flag Counter   

 Licença Creative Commons
Desenvolvimento e Meio Ambiente de https://revistas.ufpr.br/made está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.ufpr.br/made/about.