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Energia, água e relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de ciências: interações discursivas e possibilidades formativas

Ana Maria Teixeira, Noemi Sutil

Resumo


Energia e água podem ser relacionadas no escopo controverso dos interesses, negociações e decisões concernentes à geração de energia elétrica em hidrelétricas. Nesse contexto, o contato de estudantes com tais temas se apresenta relevante para viabilizar condições para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos mesmos, em relação a temas controversos. Dessa forma, neste trabalho se analisa o envolvimento argumentativo de estudantes em atividades educacionais que abordam dimensões científicas, políticas, econômicas, sociais e ambientais, no processo de geração de energia elétrica. Tais atividades envolvem controvérsias em torno da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Estado do Pará. Esta proposta possui fundamentos teóricos na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, em proposição de formação para o entendimento e acordo, em argumentação livre de coerção, articulando aspectos de inteligibilidade, nos âmbitos objetivos, sociais e subjetivos. Os sujeitos participantes foram alunos de 9º ano na disciplina de Ciências em um colégio estadual paranaense. Os dados foram constituídos por meio de gravações em áudio e vídeo e registros em diário de campo. As interações discursivas foram analisadas por meio de Análise de Conteúdo e estudo de textos e discursos argumentativos. Entre os resultados, podem ser destacados: o envolvimento dos sujeitos em problematização e proposições de alternativas para construções conjuntas; e o reconhecimento para o enfrentamento de invasões sistêmicas no mundo da vida. Entretanto, podem ser explicitadas limitações na participação dos estudantes. Os processos argumentativos dos estudantes, explicitados neste trabalho, apontam para a possibilidade de formação para o entendimento e acordo na educação em ciências.

Palavras-chave


energia; água; ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; argumentação; ensino de ciências

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v37i0.45596