A perspectiva da mídia online sobre os acidentes entre veículos e animais em rodovias brasileiras: uma questão de segurança?
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v33i0.36910Palavras-chave:
ecologia de estradas, animais domésticos, animais silvestres, segurança, óbitosResumo
As colisões entre veículos e animais são um problema de segurança pública e de conservação da biodiversidade. Este estudo teve como objetivo avaliar os acidentes causados por colisões entre veículos e animais, analisando os animais envolvidos, o número de mortos e feridos, além da distribuição espacial e temporal desses acidentes no Brasil. Para tanto, utilizamos como método de amostragem notícias, disponíveis na internet, de acidentes entre veículos e animais registrados no Brasil no período de cinco anos. Analisamos 125 acidentes, que envolveram 135 animais, tendo como consequência 66 pessoas mortas, 166 feridos e 73 animais mortos. O principal resultado foi que a maioria dos acidentes envolveu animais domésticos, acarretando, principalmente, em pessoas feridas. No entanto, os acidentes com animais silvestres levaram mais pessoas a óbito, particularmente aqueles envolvendo capivaras. Além disso, discutimos as medidas mitigadoras mais adequadas e quais setores econômicos poderiam se interessar pelo tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.