Conhecimento de populações tradicionais como possibilidade de conservação da natureza: uma reflexão sobre a perspectiva da etnoconservação
DOI:
https://doi.org/10.5380/dma.v22i0.16054Palavras-chave:
população tradicional, conhecimento tradicional, etnoconservaçãoResumo
O quadro ambiental mundial tem sido motivo de preocupação de diversos segmentos da sociedade. Diantedeste cenário, novas concepções vêm sendo adotadas com o intuito de alcançar uma proteção efetiva danatureza, as quais geram amplas discussões em diferentes esferas políticas, presentes do nível local aoglobal. Estas questões passaram a abranger as populações tradicionais e seus respectivos conhecimentospor meio de uma nova perspectiva chamada de etnoconservação, a qual procura associar a conservaçãoda natureza com os conhecimentos tradicionais e manejo dos recursos naturais que proporcionam. Aetnoconservação é uma das especialidades da etnociência, que desenvolve trabalhos que abrangem desdeelementos da linguística até aspectos culturais e biológicos, visando compreender a classificação e significaçãodos recursos e fenômenos naturais. Entretanto, o fato de a etnoconservação estar densamenteassociada com as populações e conhecimentos tradicionais remete à necessidade de aprofundar-se nestesaspectos, a fim de entender os subsídios desta nova abordagem para a conservação dos recursos naturais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores. A DMA é um periódico de acesso aberto (open access), e adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada (CC-BY), desde janeiro de 2023. Portanto, ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Os conteúdos publicados pela DMA do v. 53 de 2020 ao v. 60 de 2022 são protegidos pela licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional.
A DMA é uma revista de acesso aberto desde a sua criação, entretanto, do v.1 de 2000 ao v. 52 de 2019, o periódico não adotava uma licença Creative Commons e, portanto, o tipo de licença não é indicado na página inicial dos artigos.