AS NUANÇAS TEATRAIS DA MÚSICA EM GOTA D'ÁGUA
DOI :
https://doi.org/10.5380/rel.v47i0.19029Mots-clés :
Teatro Brasileiro Contemporâneo, Música, Chico Buarque de Hollanda e Paulo PontesRésumé
O uso da música em Gota d'água se realiza em harmonia com a ação pelo fato de ter sido escrita conjuntamente com a história pelo compositor Chico Buarque em co-autoria com Paulo Pontes. Ela é parte intrínseca da obra e aproxima-se do uso que aópera faz deste recurso artístico, hipnotizando o espectador pela unidade som/palavra.Por outro lado, quebra a sua passividade pelo distanciamento brechtiano quando estabelecerelação dialética entre momentos diferentes doÉ enredo e entre contexto e ritmodissonantes. A música nessa peça liga os elementos significativos enquanto acompanhamento ou ilustração, marcando a ação na história, como narração, e na História, como símbolo de uma ideologia cultural.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.