Correção de erros gramaticais orais na sala de aula de inglês-LE: Um estudo da prática e das crenças de uma professora

Autores

  • Marcia Regina Pawlas Carazzai Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Francieli Santin Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v73i0.7914

Palavras-chave:

Correção de Erros, Crenças, Prática.

Resumo

Este artigo reporta os resultados de um estudo etnográfico que
investigou a relação entre a correção de erros gramaticais orais
em uma sala de aula de inglês como língua estrangeira e as
crenças da professora observada sobre esta prática. Os dados
coletados incluem observação das aulas da professora por cerca
de 13 horas, notas de campo, um questionário aberto e uma
entrevista com a professora. Os resultados indicam que a
professora corrigia os erros gramaticais orais produzidos por
seus alunos e que os tipos de estratégias de correção mais
utilizados foram a correção explícita e a correção através de
sinais metalinguísticos. A professora demonstrou-se preocupada
tanto com a fluência de seus alunos como com a maneira com
que estes se comunicavam na língua estrangeira, ocorrendo a
correção sempre que estes objetivos não eram atingidos sob o
ponto de vista da professora.

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Como Citar

Carazzai, M. R. P., & Santin, F. (2007). Correção de erros gramaticais orais na sala de aula de inglês-LE: Um estudo da prática e das crenças de uma professora. Revista Letras, 73. https://doi.org/10.5380/rel.v73i0.7914

Edição

Seção

Estudos Linguísticos