Mulheres sob tortura: uma análise das protagonistas femininas da trilogia de Heloneida Studart

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v107i1.78092

Palavras-chave:

Heloneida Studart, Ditadura, Feminismo.

Resumo

Entre 1975 e 1981, a cearense Heloneida Studart – então radicada no Rio de Janeiro, onde era jornalista e escritora – publicou três romances aos quais ela classificou como uma trilogia da tortura: O pardal é um pássaro azul (1975); O estandarte da agonia (1981); O torturador em romaria (1986). Essa tríade de narrativas contém discussões de teor político, social, e de gênero, além de fazer o arremate entre essas três esferas, mostrando as correlações entre elas, em alguns momentos. As protagonistas femininas se destacam na trilogia, pois o desenrolar narrativo se deve, em muito, às suas ações e à sua condução dos fatos. Marina, Açucena e Dorinha são aqui analisadas no intuito de fazer ver seu peso enquanto veículos de discussão política e de gênero, e de explicitação da relação que existe entre o gênero e a participação política, entre o gênero e as possibilidades emancipadoras em determinados contextos sociais. Para formalizar essa análise, são importantes as conexões com o material teórico de Miguel e Biroli (2014), Cisne (2018), Saffioti (2013; 2015) e Beauvoir (1980). Ler literatura sob a ótica de seu tempo histórico e sob a perspectiva de autores que estudam gênero e feminismo é aqui o caminho para explicitar a importância das mulheres, personagens ficcionais ou reais, na condução histórica de um país, no que diz respeito a política, ao gênero, ao todo social.

 

Biografia do Autor

Beatriz Mendes e Madruga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciada em Letras (língua portuguesa) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda pelo programa de pós-graduação em estudos da linguagem, subárea literatura comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Andrey Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado II de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-09-23

Como Citar

Madruga, B. M. e, & Oliveira, A. P. de. (2023). Mulheres sob tortura: uma análise das protagonistas femininas da trilogia de Heloneida Studart. Revista Letras, 107(1). https://doi.org/10.5380/rel.v107i1.78092

Edição

Seção

Corpos dissidentes e reflexões sobre gênero