Um corpo resistente: Uma análise da corporeidade feminina em By the Bog of Cats..., de Marina Carr

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v107i1.77738

Palavras-chave:

Marina Carr, By the Bog of Cats..., Corporeidade

Resumo

Neste artigo, empreendemos uma análise literária da peça irlandesa By the Bog of Cats..., de Marina Carr (1999), tendo como enfoque as diversas formas de corporeidade feminina representadas no texto dramático. A análise, que se volta em especial para a concepção do corpo da protagonista da peça, conta com a contribuição teórica, principalmente, de autoras tanto da área de Teatro (ROMANO, 2009) quanto de Estudos Feministas (BUTLER, 2004;  RICH, 1980; THREADCRAFT, 2016, por exemplo). Para tal, este estudo examina o contexto sociocultural que alicerça a peça e as expectativas sociais geradas sobre o corpo feminino. Em última instância, procura-se compreender se e como esses aspectos se entrecruzam e definem o modo como a protagonista da peça, Hester Swane, uma Medeia contemporânea,  enxerga o próprio corpo e (re)age às condições que a reprimem. Ao longo do presente estudo de caso, evidencia-se que a corporeidade de Hester Swane de By the Bog of Cats... pode ser vista tanto como o fator pelo qual é oprimida quanto como o seu último e maior recurso de libertação.

 

Biografia do Autor

Sophia Catarina Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Letras - Inglês, UFSC

Alinne Balduino P. Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Depto de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina e membro permanente dos programas de pós-graduação em Inglês (PGI) e em Estudos da Tradução (PGET) da UFSC. Dentre seus principais interesses de pesquisa e possíveis temas de orientação, estão: teatro escrito por mulheres; tradução teatral; representações de tecnologias e seus efeitos nas relações humanas e não-humanas na literatura e no teatro; adaptação e recepção; hermenêutica; crítica feminista. Lidero os grupos de pesquisa Estudos Irlandeses e o grupo de Estudos Feministas na Literatura e na Tradução, ambos registrados no Diretório do CNPq. Além disso, atua como dramaturgista, diretora teatral e tradutora, tendo traduzido, dirigido e atuado em diversas peças teatrais, especialmente de dramaturgas irlandesas e norte-irlandesas.

Downloads

Publicado

2023-09-23

Como Citar

Rosa, S. C., & Fernandes, A. B. P. (2023). Um corpo resistente: Uma análise da corporeidade feminina em By the Bog of Cats., de Marina Carr. Revista Letras, 107(1). https://doi.org/10.5380/rel.v107i1.77738

Edição

Seção

Corpos dissidentes e reflexões sobre gênero