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O processo de referenciação na produção textual de adolescentes surdos

Ana Cristina Guarinello, Ana Paula Santana, Giselle Massi, Ana Paula Berberian, Maria Cristina da Cunha Pereira

Resumo


Levando em consideração o número restrito de trabalhos que
se propõem a analisar as produções textuais de sujeitos surdos
e, também, o fato de que há poucas pesquisas envolvidas com
o conhecimento que tais sujeitos têm sobre a compreensão e a
produção de textos, o objetivo desta investigação é analisar
dezesseis produções escritas por quatro sujeitos surdos à luz
do conceito de referenciação, como proposto recentemente pela lingüística textual. Convém ressaltar que a progressão
referencial, ou referenciação é um dos aspectos da textualidade
capaz de conferir estabilidade e continuidade ao texto, sendo
fator relevante para a coerência discursiva. O resultado da
análise das produções textuais que compõem este estudo mostra que os surdos constroem textos usando estratégias de
referenciação e que, por meio das trocas interacionais com um
interlocutor conhecedor da Língua Portuguesa, eles podem
aprender a usar os recursos expressivos disponíveis nessa língua.

Palavras-chave


adolescentes surdos; produção de textos; referenciação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v72i0.7557