Literatura sem texto: presença social da literatura no Brasil oitocentista

Autores

  • Márcia Abreu Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v100i0.68866

Palavras-chave:

século XIX, mercadorias derivadas de obras literárias, celebridade

Resumo

No século XIX, a presença social da literatura era muito mais vasta do que supõe quem lê manuais de história literária. Periódicos oitocentistas revelam variadas formas de contato com a literatura, que prescindiam da intermediação do texto escrito, tais como a nomeação de pessoas, animais, objetos e lugares; a referência a personagens, títulos e escritores para designar produtos diversos; o interesse pela vida privada de escritores, concebidos como celebridades. Este texto pretende apresentar essas formas de presença social da literatura a fim de questionar dois pilares da história literária tradicional: a compartimentação nacional e a atenção exclusiva aos textos. Espera-se, também, discutir a dimensão mercadológica da literatura, aspecto, em geral, ausente dos manuais de história da literatura.

Biografia do Autor

Márcia Abreu, Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp

Márcia Abreu é licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Brasil) e obteve seu doutorado em Teoria Literária na mesma universidade (1993). Realizou pós-doutorado em História Cultural na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (1996-1997) com Roger Chartier e é Livre Docente em literatura brasileira na UNICAMP (2002), onde leciona atualmente. Publicou várias obras, dentre as quais se destacam: Impresso no Brasil – dois séculos de livros brasileiros, co-edited with Aníbal Bragança (2010); The Cultural Revolution of the Nineteenth Century: Theatre, the Book-Trade and Reading in the Transatlantic World, co-edited with Ana Claudia Suriani da Silva (2016); Romances em movimento (2016) e The Transatlantic Circulation of Novels Between Europe and Brazil (2017).

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

Abreu, M. (2020). Literatura sem texto: presença social da literatura no Brasil oitocentista. Revista Letras, 100. https://doi.org/10.5380/rel.v100i0.68866

Edição

Seção

A literatura brasileira do século XIX em debate: novos objetos, novas metodologias, novas interpretações