“O beijo no rosto morto”: A iminência da morte e os sentidos do eu em Um sopro de vida

Autores

  • Luciana Namorato Indiana University Bloomington

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v98i0.61325

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Um sopro de vida, morte na literatura

Resumo

Este ensaio examina a gradual aproximação de Clarice Lispector—e das inúmeras narradoras e personagens em que ela se desdobra—à coisa-eu-que-morre. Para acercar-me ao tema, referir-me-ei brevemente a diversas pistas deixadas pela  autora sobre a intersecção entre a consciência da morte e a construção do indivíduo em conversas e entrevistas, assim como em sua ficção, em geral. Em seguida, focarei especificamente o romance-pulsações Um sopro de vida (1978), com o objetivo de melhor vislumbrar a relação entre a inevitabilidade da morte e a estruturação de uma imagem de eu e de um plano de vida para as personagens clariceanas.

Biografia do Autor

Luciana Namorato, Indiana University Bloomington

Luciana Namorato é professora de Literatura Lusófona na Indiana University, nos Estados Unidos, onde também é diretora do Programa de Português e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Estudos Brasileiros. É mestra e doutora em Literatura pela University of North Carolina-Chapel Hill (EUA). É autora, entre outras publicações, de Diálogos borgianos: Intertextualidade e imaginário nacional na obra de Jorge Luis Borges e de Antonio Fernando Borges (Brasil, 7Letras, 2011). É co-editora do volume especial Eça e Machado: Diálogos transatlânticos, da Revista de Estudos Literários (Portugal, Universidade de Coimbra, 2016), e do volume especial A Literatura Luso-Brasileira no Contexto Global: Atravessando Fronteiras da Revista Moara (Universidade Federal do Pará, Brasil, 2017). É também co-editora de La palabra según Clarice Lispector: Aproximaciones críticas (Peru, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2011) e de Images of Madness: An Interdisciplinary Perspective (EUA, From the Scholars Desk, 2010). Em 2017, foi contemplada com uma bolsa New Frontiers of Creativity and Scholarship para desenvolver seu projeto de pesquisa sobre as trocas culturais entre Portugal e o Brasil pós-independência, com um foco na obra de Machado de Assis.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Namorato, L. (2019). “O beijo no rosto morto”: A iminência da morte e os sentidos do eu em Um sopro de vida. Revista Letras, 98. https://doi.org/10.5380/rel.v98i0.61325

Edição

Seção

Número temático: As muitas coisas de Clarice Lispector