A ilusão da argumentação no diálogo entre a mídia e a lingüística: o caso do “internetês”

Autores

  • Claudia Mendes Campos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v72i0.6119

Palavras-chave:

Argumentação, Polifonia, Internetês

Resumo

O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa que
estuda os discursos circulantes na mídia acerca da língua e as
respostas que a lingüística tem tentado oferecer a eles,
focalizando a constituição da argumentação no interior dos
textos através dos quais tais discursos têm circulado. Nesse
sentido, são acionados os conceitos de polifonia e de orientação
argumentativa tal como tratados na semântica da enunciação,
além do conceito de encadeamento argumentativo próprio da
teoria da argumentação na língua. Neste artigo, são discutidos
três textos que tratam do tema “internetês”, dois deles
publicados em revistas de divulgação da área de língua
portuguesa (de autoria de um lingüista e de um jornalista) e
um terceiro publicado em um jornal de circulação diária. Os
primeiros resultados do trabalho confirmam as hipóteses
iniciais: o diálogo entre a mídia e a lingüística tem se
constituído como um espaço de “não-escuta”, uma vez que
seus respectivos discursos não parecem afetados pelo discurso
do outro, fato que decorre dos deslizamentos de sentido que a
deriva promove na linguagem. Isto se vê, por exemplo, nas
reportagens jornalísticas que, embora citem opiniões de
lingüistas, parecem ignorá-las, produzindo efeitos de sentido
que evidenciam o fato de que a argumentação é ilusão.

Biografia do Autor

Claudia Mendes Campos, UFPR

Professora do Departamento de Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas, na área de Lingüística e Língua Portugesa

Downloads

Como Citar

Campos, C. M. (2007). A ilusão da argumentação no diálogo entre a mídia e a lingüística: o caso do “internetês”. Revista Letras, 72. https://doi.org/10.5380/rel.v72i0.6119

Edição

Seção

Estudos Linguísticos