GANDAVO & PLINIO, O VELHO: UMA CONSTRUÇÃO RETÓRICA DOS MIRABILIS

Autores

  • Alexandre Jose Barboza Costa Universidade de São Paulo ( USP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v97i0.59286

Palavras-chave:

Retorica, letras luso-brasileiras, literatura

Resumo

Resumo: O presente texto tem por finalidade mostrar que Pero de Magalhães de Gandavo, autor de “História da Província de Santa Cruz” emula – emulatio - Plínio, o velho, autor de “História Natural” para a feitura de suas écfrases – descrições – dos bestiários proporcionando, desse modo, ao seu destinatário uma visão quinhentista, eurocêntrica e contrarreformada da tópica dos “mirabilis”, ou seja, do” fantástico”, “admirável” e” maravilhoso” naquele que foi considerado o primeiro tratado histórico sobre o Brasil escrito provavelmente entre 1573 e 1576 denominado” História da província de Sancta Cruz a que vulgarmente chamamos de Brasil”.  Tomamos Plínio, o Velho como autoridades (auctoritas) para o texto de Gandavo, pois, no século XVI os tratados de descrição da fauna e da flora tinham no autor de História Natural a auctoritas mais recorrente. Defendemos a hipótese que o tratado de Gandavo, dentre todos os autores luso-brasileiros do período é o que mais se aproxima de o autor de História Natural de Plínio, o velho.

Biografia do Autor

Alexandre Jose Barboza Costa, Universidade de São Paulo ( USP)

Doutor em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo ( USP) tem se dedicado nos últimos anos em estudar cronistas do séculos XV e XVI e também desenvolve atualmente um estudo sobre autores , autorias e autoridades no Antigo Regime além de preparar a tradução em língua portuguesa da obra “ Le Paratexte au siècle d´Or: Prose romanesque, livres et lecteurs em Espagne au XVII siècle ” de Anne Cayuela. Sua linha de pesquisa são os cronistas dos séculos XV e XVI; retórica; práticas letradas seiscentistas.  Recentemente apresentou a tese de doutorado  denominada “ Das Coisas Maravilhosas e Bestiais do Brasil: um estudo sobre o gênero histórico em Pero de Magalhães de Gandavo”.. Membro pertencente do grupo de estudos retóricos coordenado pela prof. Dra. Adma Fadul. Muhana ( USP/ FFLCH)

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Costa, A. J. B. (2018). GANDAVO & PLINIO, O VELHO: UMA CONSTRUÇÃO RETÓRICA DOS MIRABILIS. Revista Letras, 97. https://doi.org/10.5380/rel.v97i0.59286

Edição

Seção

Número temático (97): Retórica e Alteridade