A prosa em face do discurso poético em Isócrates

Autores

  • Pedro Ipiranga JR. UFPR
  • Leonardo Gonçalves Fischer UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v97i0.58172

Palavras-chave:

Isócrates, prosa na Antiguidade, Evágoras, Sobre a troca, A Nícocles

Resumo

Uma problemática relevante hoje em dia sobre Isócrates diz respeito à sua relação com a tradição literária de sua época, à utilização de recursos estilísticos na configuração de seus textos, bem como dos procedimentos mais usuais de composição. Propomos neste trabalho fazer um levantamento de passagens que relevem para uma avaliação do status, por assim dizer, literário de sua obra, fazendo um comentário sobre o contexto discursivo em que aparecem e buscando alguns parâmetros comuns sob os quais uma teorização possa ser sugerida. Para tanto, restringiremos a análise àqueles passos em que se apresenta uma comparação ou contraste explícito com a poesia ou com algum poeta em particular. Ainda que apareça na produção isocrateana um termo específico para referenciar prosa (katalogáden, em A Níclocles 7), o mais das vezes utiliza-se nessa acepção a palavra lógos em contraposição textual a discursos com metro. Além disso, através de um quadro comparativo entre as obras comentadas, retomamos as várias passagens nas obras de Isócrates em que prosa e poesia estão interrelacionadas, a fim de explicitar que havia uma forma recorrente de tratar do estatuto da prosa em correlação com o discurso poético.

Biografia do Autor

Pedro Ipiranga JR., UFPR

Professor Associado de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Paraná, com doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Pós-Doutorado na Universitat de Barcelona (2011). Especialista em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relatos biográficos, romance antigo e discursos cristãos na Antiguidade; desenvolve os projetos de pesquisa: “O gênero bíos na Antiguidade: narrativas pagãs e cristãs” e “O paradoxográfico em narrativas híbridas na Antiguidade”. Organizador do Dossiê Bíos pela Revista Classica, n. 27, de 2015, e dos livros Do amor e da guerra: um itinerário de narrativas. 1a. ed. São Paulo: Annablume, 2014 e Modos de vida: crenças, afetividades, figurações de si e do outro. 1ed.Belo Horizonte: Crisálida, 2017. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e atuou como secretário da Sociedade Brasileira de Retórica em 2015-2016.

Leonardo Gonçalves Fischer, UFPR

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná e bolsista CAPES-DS.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Ipiranga JR., P., & Fischer, L. G. (2018). A prosa em face do discurso poético em Isócrates. Revista Letras, 97. https://doi.org/10.5380/rel.v97i0.58172

Edição

Seção

Número temático (97): Retórica e Alteridade