DOUTOR FAUSTO, ENAMORADO DO MUNDO

Autores

  • Francisco R. S. Innocêncio Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4852

Palavras-chave:

Fausto, Christopher Marlowe, Teatro elisabetano

Resumo

O mito de Fausto, que viria a se tornar o maior mito literário moderno de ocorrência universal, surgiu na Alemanha da primeira metade do século XVI, com o personagem real Georg Faust, verdadeira combinação de médico e saltimbanco. Porém, seria com a obra de Christopher Marlowe, A trágica história da vida e da morte do Doutor Fausto, que iria assumir as dimensões que passaria a ter em toda a literatura européia. Neste drama, Marlowe retoma vários elementos do teatro medieval, sobretudo das moralidades, para recriá-los e, de certo modo, subvertê-los, expressando com eles suas próprias concepções acerca da moral e da religiosidade, muito distantes dos preceitos católicos que fizeram de tal teatro um instrumento de doutrinação. Mais importante do que isso, Marlowe apropriou-se de recursos de um teatro que era didático em sua origem, transfigurando-os para com eles expressar os conflitos interiores de seu personagem, conferindo-lhe assim uma dimensão humana que seria a marca do teatro elisabetano e fornecendo-lhe as feições que fariam de Fausto um dos mitos fundadores do homem moderno.

Biografia do Autor

Francisco R. S. Innocêncio, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Letras pela UFPR, área de concentração em Estudos Literários. Tradutor, com obras publcadas pelas editoras Barracuda, Record e Artes Médicas.

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Como Citar

Innocêncio, F. R. S. (2006). DOUTOR FAUSTO, ENAMORADO DO MUNDO. Revista Letras, 70. https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4852

Edição

Seção

Artigos