Artur Azevedo e a burleta: A Capital Federal

Autores

  • João Roberto Faria USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v94i1.48504

Palavras-chave:

Artur Azevedo, burleta, teatro cômico e musicado.

Resumo

O presente artigo é um estudo da burleta A Capital Federal, de Artur Azevedo. Encenada pela primeira vez em fevereiro de 1897, essa peça é uma síntese do teatro cômico e musicado que foi hegemônico no Brasil nos três últimos decênios do século XIX. O autor lançou mão de recursos buscados na comédia farsesca de costumes, operetas, paródias, revistas e mágicas (a féerie francesa) para criar uma peça em que apresenta o contraste entre a cidade e o campo com muita graça e ao mesmo tempo com uma visão nada positiva do Rio de Janeiro, então capital federal. O objetivo deste estudo analítico e interpretativo da melhor peça teatral de Artur Azevedo é fazer uma leitura rente ao texto, quase cena por cena, centrando a atenção nos seguintes aspectos: a estruturação do enredo, a criação das personagens, os procedimentos cômicos e a visão crítica acerca dos costumes urbanos do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Faria, J. R. (2016). Artur Azevedo e a burleta: A Capital Federal. Revista Letras, 94(1). https://doi.org/10.5380/rel.v94i1.48504

Edição

Seção

Ficção e história – múltiplas ressonâncias: dossiê em homenagem a Marilene Weinhardt