ORAÇÕES CONCESSIVAS PREFACIADAS POR AUNQUE NO ESPANHOL PENINSULAR FALADO: UMA DESCRIÇÃO À LUZ DA GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL

Autores

  • Talita Storti Garcia UNESP - Universidade Estadual Paulista / Ibilce
  • Mariana Alves Machado Pelegrini Felipe UNESP/IBILCE

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.43239

Palavras-chave:

Linguística, funcionalismo, espanhol, concessão, "aunque"

Resumo

Este trabalho apresenta uma descrição geral das orações concessivas prefaciadas pela conjunção concessiva prototípica aunque à luz da Gramática Discursivo-Funcional (GDF), teoria que postula a integração entre os níveis interpessoal (pragmático), representacional (semântico), morfossintático (morfologia e sintaxe) e fonológico (fonologia). Os resultados mostram que essas construções podem ocorrer em diferentes camadas propostas por esse modelo teórico, atuando no Nível Representacional ou no Nível Interpessoal. Esta pesquisa apresenta os aspectos fonológicos, morfossintáticos, semânticos e pragmáticos que particularizam cada tipo de oração prefaciada por aunque, o que corrobora a interface entre todos os Níveis propostos pela teoria da GDF.

Biografia do Autor

Talita Storti Garcia, UNESP - Universidade Estadual Paulista / Ibilce

Talita Storti Garcia é Professora Assistente Doutora da UNESP, campus de São José do Rio Preto, onde atua como docente da área de língua espanhola do Departamento de Letras Modernas. Dedica-se à descrição e análise do português e do espanhol sob a perspectiva funcionalista de Dik (1997a e b) e de Hengeveld e Mackenzie (2008). 

Mariana Alves Machado Pelegrini Felipe, UNESP/IBILCE

Mariana Alves Machado Pelegrini Felipe é aluna do quarto ano de Licenciatura em Letras com habilitação Português/Espanhol na UNESP de São José do Rio Preto. Sob orientação da Profa. Dra. Talita Storti Garcia Já estudou a relação entre adversidade e concessão nas orações introduzidas por aunque e atualmente dedica-se, com o apoio da FAPESP, à descrição das orações concessivas em contextos de aunque.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Garcia, T. S., & Felipe, M. A. M. P. (2016). ORAÇÕES CONCESSIVAS PREFACIADAS POR AUNQUE NO ESPANHOL PENINSULAR FALADO: UMA DESCRIÇÃO À LUZ DA GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL. Revista Letras, 93. https://doi.org/10.5380/rel.v93i1.43239

Edição

Seção

Estudos Linguísticos