A LITERATURA MODERNA E A VISIBILIDADE: DO ABSTRATO E DA DISTORÇÃO NO ROMANTISMO

Autores

  • Michael Korfmann UFRGS - Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4318

Palavras-chave:

visibilidade, media, romantismo

Resumo

A relação medial do realismo com a fotografia é um aspecto muito discutido. O presente artigo pretende mostrar que também o romantismo pode ser concebido, pelo menos parcialmente, através de suas posições referente à visibilidade. O presente trabalho analisa este campo em um contexto histórico, onde a diferenciação social e os media óticos levam a um questionamento amplo do olhar e da perspectiva. Investigam-se a mediação literária equilibrada entre o mundo externo e interno em Goethe, a abstração do visível do mundo-objeto em favor de uma esfera mais pura, infinita e absoluta em Novalis e a fantasmagoria textual como instrumento transformador da realidade prosaica e impulso do perspectivismo em E.T.A. Hoffmann.

Biografia do Autor

Michael Korfmann, UFRGS - Porto Alegre

Professor Adjunto no Instituto de Letras/Setor de Alemão

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Como Citar

Korfmann, M. (2006). A LITERATURA MODERNA E A VISIBILIDADE: DO ABSTRATO E DA DISTORÇÃO NO ROMANTISMO. Revista Letras, 70. https://doi.org/10.5380/rel.v70i0.4318

Edição

Seção

Artigos