REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E A DISLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v65i0.4316Palavras-chave:
dislexia, aquisição da escrita, produção de textos, dyslexia, acquisition of writing, text productionResumo
Essa pesquisa investiga e problematiza o reconhecimento da dislexia como um distúrbio ou dificuldade de aprendizagem da escrita. Discute a inconsistência etiológica e sintomatológica desse suposto distúrbio, bem como a fragilidade das tarefas avaliativas usadas para diagnosticar o que tem sido considerado dislexia. Tomando a linguagem como atividade constitutiva, como trabalho histórico e social, busca denunciar que, por ignorarem os textos elaborados pelos aprendizes, os testes apresentados em manuais relacionados com o diagnóstico de dislexia afastam-se de seus objetivos, uma vez que não conseguem avaliar a escrita. Para superar tais testes, é apresentada nesse trabalho, a análise do caso de um menino, identificado pelas iniciais G.W.G., que fora rotulado como portador de um distúrbio de aprendizagem da escrita. Essa análise, tomando a aquisição do objeto escrito como um processo singular, indica que G.W.G. ao contrário do rótulo que carrega , produz textos com progressão referencial e com progressão tópica, na medida em que evoca estratégias textuais além de diferentes hipóteses sobre fatores gráficos e convencionais da escrita, indícios da construção da escrita como um objeto de conhecimento.
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