REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E A DISLEXIA
Resumo
Essa pesquisa investiga e problematiza o reconhecimento da dislexia como um
distúrbio ou dificuldade de aprendizagem da escrita. Discute a inconsistência etiológica e
sintomatológica desse suposto distúrbio, bem como a fragilidade das tarefas avaliativas
usadas para diagnosticar o que tem sido considerado dislexia. Tomando a linguagem como
atividade constitutiva, como trabalho histórico e social, busca denunciar que, por ignorarem
os textos elaborados pelos aprendizes, os testes apresentados em manuais relacionados
com o diagnóstico de dislexia afastam-se de seus objetivos, uma vez que não conseguem
avaliar a escrita. Para superar tais testes, é apresentada nesse trabalho, a análise do caso
de um menino, identificado pelas iniciais G.W.G., que fora rotulado como portador de um
distúrbio de aprendizagem da escrita. Essa análise, tomando a aquisição do objeto escrito
como um processo singular, indica que G.W.G. ao contrário do rótulo que carrega ,
produz textos com progressão referencial e com progressão tópica, na medida em que
evoca estratégias textuais além de diferentes hipóteses sobre fatores gráficos e
convencionais da escrita, indícios da construção da escrita como um objeto de conhecimento.
distúrbio ou dificuldade de aprendizagem da escrita. Discute a inconsistência etiológica e
sintomatológica desse suposto distúrbio, bem como a fragilidade das tarefas avaliativas
usadas para diagnosticar o que tem sido considerado dislexia. Tomando a linguagem como
atividade constitutiva, como trabalho histórico e social, busca denunciar que, por ignorarem
os textos elaborados pelos aprendizes, os testes apresentados em manuais relacionados
com o diagnóstico de dislexia afastam-se de seus objetivos, uma vez que não conseguem
avaliar a escrita. Para superar tais testes, é apresentada nesse trabalho, a análise do caso
de um menino, identificado pelas iniciais G.W.G., que fora rotulado como portador de um
distúrbio de aprendizagem da escrita. Essa análise, tomando a aquisição do objeto escrito
como um processo singular, indica que G.W.G. ao contrário do rótulo que carrega ,
produz textos com progressão referencial e com progressão tópica, na medida em que
evoca estratégias textuais além de diferentes hipóteses sobre fatores gráficos e
convencionais da escrita, indícios da construção da escrita como um objeto de conhecimento.
Palavras-chave
dislexia; aquisição da escrita; produção de textos; dyslexia; acquisition of writing; text production
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v65i0.4316